Música

Fim de semana será repleto de eventos em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+

As celebrações do Dia do Orgulho LGBTQIA , na terça-feira, serão antecipadas, neste fim de semana, com muitas atrações gratuitas em casas noturnas do Conic

Irlam Rocha Lima
postado em 23/06/2022 06:00 / atualizado em 23/06/2022 17:25
 (crédito: Grupo SaiaBamba/Divulgação )
(crédito: Grupo SaiaBamba/Divulgação )

O Dia do Orgulho LGBTQIA , que ocorrerá na próxima terça-feira, terá comemoração antecipada, neste fim de semana, no Setor de Diversões Sul, com festas gratuitas em casas noturnas. Amanhã, a partir das 22h, a Birosca do Conic promove a estreante Klub Queer, nome também do mais novo selo de música eletrônica que mistura Arte Drag, Club Kids, Ball Room e Rave Music no mesmo evento, com os DJs Igor Alb, La Rubia, Ursula Zion, Jhon, Giograng e Madame Gazela; e a presença das drag queens Carrie Myers, Linda Brondi e Ginger MacGaffaney.

Na Chicão do Conic o destaque é a Afete-se, festa queridinha da casa, na qual as DJs Lulu Praxedes, Nana Yung, Ella Naser e Athena se revezam nas picapes tocando pop music. No sábado, a Birosca e a Chicão do Conic estarão unidas na Conic Orgulho — Tudo Junto e Misturado. Na Birosca, a pista Poc será comandada pelos DJs R2 Pot, Caju Clash, Fábio Freire Guilherme Dantas; enquanto na Chicão, a pista Pé Grande o line up fica por conta de Pesadona 44, Cxxju, Negritah e Luisa Rodrigues.

 A celebração terá como ponto alto um evento múltiplo com extensa programação cultural que, por 24 horas, entre sábado e domingo, ininterruptamente, ocupará o Eixo Ibero-Americano de Cultura. Observando como proposta do enfrentamento à LGBTfobia, a iniciativa da Coletiva Rebu conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e da Administração do Plano Piloto.

Para dar o tom da diversidade, que guia o projeto, a programação, com início às 16h, incluirá desde música, teatro e artes visuais a rodas de conversas, feirinha e torneio de gaymada."O objetivo do festival parte do princípio de se combater e enfrentar, 24 horas por dia a LGBTfobia", destaca a curadora, produtora e DJ Rafa Ferrugem, integrante da Coletiva Rebu.

Na parte musical haverá a apresentação de artistas LGBTQIAP : Ana Béa, Anna Moura, Asù, Karla Testa, Beatmilla, Iris Maewell, Íris Inayê, Raio Laser, Trio Rebu e os grupos O Kaus e Saia Bamba, Hayanna e os Verdes; além dos DJs Barbichinha, Bonnie Butch, D-Day, Loly e o Projeto Lumbre. "O enfrentamento da LGBTfobia é uma luta diária para nós. Esse evento é de extrema importância para que lembremos que temos de estar prontos para vencer essa batalha. Essas pequenas vitórias diárias são capazes de mudar o mundo", afirma Ju Rodrigues, cantora e pandeirista do grupo SaiaBamba.

A parte teatral ficará por conta de A Trupe Excêntrica e a Família Firula; enquanto a drag Raio Laser e a Trupe Elemental farão performances. "A Excêntrica Família Firula defende a ideia de qualquer formato e configuração que se baseie no afeto, na responsabilidade, no respeito e no cuidado entre as pessoas. Isso e o que realmente importa. Participar deste evento de enfrentamento LGBTFOBIAP é afirmar isso", ressalta Kika de Moraes, atriz e diretora do grupo circense-teatral A Excêntrica Família Firula.

Performances

Já a drag queen Raio Laser e a Trupe Elementel serão responsáveis por perfomances. "A arte é a melhor forma de enfrentar os preconceitos porque toca as pessoas de uma forma revolucionária. Esse festival é o palco que precisamos para dizer que essas ações têm de ser diárias, não só no Mês do Orgulho. Diversidade em todos os espaços é o que precisamos, afinal, só nós entendemos a nossa dor, mas a nossa luta é coletiva!", proclama Raio Laser.

Os artistas visuais Sairon, Soulivier e Victor Hugo vão criar obras ao vivo, além de expor criações na feirinha, que terá também a cortadora de cabelos Isabella Ferrugem,o BrechóMacondo e o Saiu do Armário Brechó,além de aula do yoga, às 8h de domingo. No mesmo dia,às 10h,será realizado o torneio de Gaymada, com equipes de seis pessoas. As inscrições poderão ser feitas pelo link bit.//inscriçõesGaymada.

Rodas de conversa, sábado e domingo, a partir das 13h, é outro item da programação, com a participação da deputada federal Erika Kokay (PT) e o deputado distrital Fábio Felix (Psol), de Mari Valentin, Ruth Venceremos e Talita Victor. Com início às 14h, Bunnie Butch, Bia Nobre e Caio Lucas discorrerão sobre o tema Saúde das pessoas LGBTQIAP ; e na sequência Felipe Areda, Lucas Almeida e Yná Kabe debaterão sobre Arte, cultura e estética LGBTQIAP. Transmissão pela bit.ly/Radio Cafune.

24 Horas de Ações Pelo Enfrentamento à LGBTfobia

Amanhã e sábado, a partir das 16h, no Eixo Iberoamericano de Cultura (antiga Funarte), no Eixo Monumental. Acesso gratuito. Mais informações: 98326-4516.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A DJ Nana Yung anima a festa na Chicão do Conic
    A DJ Nana Yung anima a festa na Chicão do Conic Foto: Cristiano Yung/Animars/Divulga??o
  • DJ Athena comanda o som na Chicão
    DJ Athena comanda o som na Chicão Foto: Pedro Lacerda/Divulgacao
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação