Exposição de arte

Íris Ferreira abre exposição de gravuras na Galeria Mundo Vivo

A brasiliense foi uma das artistas selecionadas pela curadoria do espaço em maio, e é a primeira a realizar exposição na ocupação 2022/23, para o projeto Portas Abertas

Correio Braziliense
postado em 29/06/2022 12:40
 (crédito: Bárbara de alencar/Divulgação)
(crédito: Bárbara de alencar/Divulgação)

O projeto Portas Abertas iniciou a ocupação 2022/23 do espaço Galeria Mundo Vivo da 413 norte, com o objetivo de divulgar, no Plano Piloto, artistas de diversas Regiões Administrativas do DF. A gravurista Íris Ferreira Costa, do Guará II, foi uma das pessoas selecionadas na chamada pública oferecida pela curadoria do espaço, e será a primeira a expor trabalhos artísticos na ocupação. A abertura da exposição Vernissage ocorre nesta quarta-feira (29/6), a partir das 19h, na galeria.

A artista visual, designer e ilustradora irá ocupar o local durante os dois primeiros meses da temporada, apresentando uma coleção de gravuras criada desde 2019, com técnicas aplicadas em madeira, linóleo e metal. Para Íris, a arte da gravura proporciona a valorização do trabalho manual e o desenvolvimento de habilidades motoras refinadas, permitindo que o gravurista esteja imerso no presente durante todo o processo de produção da técnica.

“É um trabalho que exige atenção, concentração, tempo e paciência, desde o rascunho do desenho até o momento de impressão, porque um erro pode colocar a perder todo o trabalho feito” diz a artista a respeito do processo para realizar o ofício. "A maior felicidade do gravador é, ao final de um processo de produção, mesmo com todas as imperfeições, com os pequenos detalhes, é ter sua ideia materializada em forma de imagem", conclui.

Os artistas selecionados pela Galeria poderão partilhar suas impressões e experiências no decorrer do período de ocupação, por meio de oficinas e visitas guiadas que eles mesmos conduzirão. Esses encontros serão destinados a estudantes de escolas públicas e pessoas atendidas por instituições de caráter social. Detalhes sobre o cronograma de atividades ainda serão divulgados pela curadoria do espaço cultural.

A abertura da exposição de Íris também contará com a apresentação musical da artivista Nãnan Matos. Na quarta-feira, ela se apresentará às 20h, na parte de fora do evento, e trará artistas convidados para participações especiais.

SERVIÇO
Exposição Vernissage pela gravurista Íris Ferreira Costa
Abertura da mostra ocorre na quarta-feira (29/6), às 19h, na Galeria Mundo Vivo da 413 norte. O evento também conta com a apresentação musical de Nãnan Matos e convidados, às 20h.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação