Galeria de arte

Galeria Mundo Vivo faz seleção de artistas para ocupação do espaço

Curadoria do local faz chamada pública para priorizar novos artistas. Inscrições ocorrem até 22 de maio

Correio Braziliense
postado em 06/05/2022 12:16 / atualizado em 06/05/2022 12:17
A Mundo Vivo abriu inscrições para realização de cinco exposições na galeria -  (crédito: Divulgação)
A Mundo Vivo abriu inscrições para realização de cinco exposições na galeria - (crédito: Divulgação)

A curadoria da Galeria Mundo Vivo abriu inscrições para selecionar cinco novos artistas visuais para ocupar o espaço, com exposições que ocorrem de junho de 2022 a março de 2023. As inscrições são realizadas de forma totalmente gratuita e vão até 22 de maio.

Os selecionados devem ser do Distrito Federal, pois a prioridade é levar ao Plano Piloto a arte das variadas Regiões Administrativas do DF nas áreas de fotografia, artes visuais, artes gráficas, gravura, escultura e serigrafia. Este ano, a galeria receberá um total de cinco exposições, sendo uma para cada artista, com duração de dois meses. A primeira ocorre em junho, a segunda em agosto e setembro, a terceira em outubro e novembro, a quarta em dezembro e a quinta em fevereiro e março.

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site da Agenda Cultural Brasília, e o resultado da seleção será divulgado no dia 30 de maio nas redes sociais da galeria. Os expositores serão contemplados com um auxílio financeiro. Para movimentar o fluxo de visitantes para as mostras de arte e valorizar a cena cultural local, a Galeria Mundo Vivo realiza shows com bandas e músicos do DF a cada exposição, com apresentações abertas e gratuitas.

“Conectaremos estudantes das escolas públicas e pessoas atendidas por instituições de caráter social com os expositores, estabelecendo visita guiada e realização de oficinas. Esse contato mais estreito com os artistas sensibiliza muito na formação de público e pode despertar novos talentos, democratizando ainda mais o acesso à cultura", explica Lucas Neder, diretor e curador da galeria.

A Galeria Mundo Vivo é um espaço cultural localizado na 413 da Asa Norte, ao lado do parque Olhos D’água, e iniciou suas atividades em 2017 com a proposta de reunir várias manifestações artísticas em um mesmo espaço e trazer aos visitantes uma experiência multissensorial. A manutenção do espaço é realizada com recursos provenientes do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), e o projeto de ocupação 2022/2023 é apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, por meio da Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural, e da Secretaria da Educação. A elaboração, gestão e assessoria de imprensa do projeto são da Agenda Cultural Brasília.

SERVIÇO:

Chamada pública para ocupação da Galeria Mundo Vivo. Inscrições gratuitas, até 22 de maio. Formulário de inscrição disponível aqui. Mais informações no site da instituição. Acessibilidade: uso de V-Libras, transcrição em Braille do release do artista e audiodescrição nas ações de divulgação

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação