EVENTO

Projeto Salve o Cerrado apresentou iniciativa para defender o bioma

A banda se apresentou em parceria com o Museu do Cerrado e a Revista Xarupi; a diretora do Museu do Cerrado fez uma exposição no evento

*Evellyn Paola
postado em 29/06/2022 12:50
 (crédito: Leopoldo Silva)
(crédito: Leopoldo Silva)

Na última sexta-feira (24/6), o Projeto Salve o Cerrado, iniciativa que visa defender o bioma mais ameaçado do Brasil, se apresentou no Teatro Silvio Barbato, no Setor Comercial Sul. No evento, o projeto se uniu ao Museu do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB) e à Revista Xapuri, com o intuito de levar músicas autorais e mensagens ecológicas para a população.

O idealizador e cantor da banda Salve o Cerrado, Tiago Mória, fala sobre a importância do projeto. “Engajar a sociedade através da arte e da ciência, especialmente a cerratense na questão climática que envolve diretamente o cerrado e o indivíduo. Mostrar a beleza e a importância da savana mais biodiversa do mundo que sustenta o segundo maior reservatório de água do mundo. Incentivar a produção de obras com o tema cerrado. Circular com o show e as exposições pelo país, tornar um clamor nacional a proteção do cerrado assim como é a proteção da Amazônia", afirma.

Além disso, o idealizador também fala da relevância do projeto para a comunidade, que ensina a saber como preservar a água potável. “Estamos na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 que é uma convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo para benefício das pessoas e da natureza, então, chegou a hora de restaurar o Cerrado, é urgente e importante a nossa participação.”, conta Tiago.

No palco, estavam presentes Mória (voz e violão), Priscila Frazão (voz e baixo), Rudá Lobão (guitarra), Dani da Silva (voz e teclados), Diana Rosa (voz), Leander Motta (percussão) e o multiartista Vanderlei Costa. Além da música, o espetáculo contou com performances, fotografia e educação ambiental, a fim de informar e sensibilizar a sociedade a respeito da restauração do Cerrado.

Antes do início do show, a exposição ‘O que é que o Cerrado tem’ foi lançada no foyer do Teatro Silvio Barbato, com curadoria da professora Rosângela Corrêa, diretora do Museu do Cerrado. A proposta da exposição é mostrar ao público a riqueza do Cerrado, visto que é a savana mais biodiversa do mundo. O lançamento de ‘O que é que o Cerrado tem’ marca o aniversário de 5 anos do Museu do Cerrado.

*Estagiária sob a supervisão de Pedro Ibarra

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação