Ocupação cultural

Domingo no Parque reivindica revitalização do parque de São Sebastião

Por meio de ocupação cultural com programação diversificada, o evento promove conscientização sobre a necessidade de preservação do Parque Distrital de São Sebastião

Giovanna dos Santos*
postado em 08/07/2022 10:48 / atualizado em 08/07/2022 11:07
 (crédito: Nanah Farias/Divulgação)
(crédito: Nanah Farias/Divulgação)

Promovido pelo Movimento Cultural Supernova, o Domingo no Parque retorna à capital com a primeira edição de 2022. No próximo domingo (10/7), o evento irá ocupar o Parque Distrital de São Sebastião (Parque do Bosque), a partir das 14h30, com direito a uma intensa programação cultural para atrair moradores locais e todos os interessados em música, poesia, teatro e artes plásticas.

O objetivo é evidenciar os problemas de infraestrutura presentes no parque com ações culturais. Este já havia passado por reformas em 2010, o que foi possível graças à visibilidade que a iniciativa trouxe para o local na época. “Por muito tempo, o parque serviu como depósito de lixo e havia muita violência dentro dele. Tudo isso mudou com a revitalização e o evento tem sido fundamental para trazer a comunidade ao espaço e criar uma cena cultural para artistas”, explica a coordenadora executiva do evento, Nanah Farias, em material de divulgação.

Mesmo diante das conquistas estruturais, a falta de fiscalização e manutenção resultou em um processo de degradação do Parque do Bosque ao longo dos anos, o que trouxe riscos aos frequentadores do ambiente. Dessa forma, o coletivo cultural Supernova e os moradores da região reivindicam uma série de revitalizações. Segundo Isaac Mendes, coordenador geral do Supernova, tal fato os incentivou a “ocupar o parque com mais frequência por meio da promoção de eventos culturais, além de dar visibilidade para a causa ecológica”.

No domingo, a programação se inicia com um show de MPB e sertanejo comr Ana Fogaça. O evento também conta com poesia, artes plásticas e performances literárias de Rayza Rodrigues, Priscilla Sena e Ricardo Caldeira, lançamento do livro Dengo, de Nanda Fer Pimenta, e a apresentação teatral do Palhaço Pepino, seguida de um show de música pop com André Lira. O evento conta ainda com uma feira de alimentação, venda de livros e produtos e local para pintura de rosto para crianças.

“Na edição de 2022, pretendemos oferecer ao público uma programação alternativa e diversificada. Nossa intenção é realizar um evento plural que perpasse as diferentes linguagens artísticas e atenda a todos os públicos. Mas queremos dedicar especial atenção aos moradores e moradoras da comunidade de São Sebastião, à infância e à juventude”, diz Isaac Mendes. Este ano, o Domingo no Parque se estende até o mês de novembro, com uma edição por mês. Julho, o mês de abertura, é uma exceção, pois terá dois dias de programação nos dias 10 e 24 de julho.

“Além de movimentar a cena cultural e ser vitrine para artistas locais iniciantes, o evento contribui para chamar a atenção da comunidade e do poder público para a necessidade de cuidar dos espaços ecológicos do DF”, conclui Mendes.

SERVIÇO:
Domingo no Parque
Evento ocorre no domingo (10/7), a partir das 14h30, no Parque Distrital de São Sebastião (Parque do Bosque) - São Sebastião (próximo ao Terminal Rodoviário). Entrada franca.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação