Literatura

Escritora Saidiya Hartman é a primeira confirmada para a 20ª Flip

Evento ocorre em novembro, em formato presencial, após dois anos de pandemia. Saidiya Hartman tem como foco de pesquisa a escravidão nos Estados Unidos

Correio Braziliense
postado em 26/07/2022 12:06 / atualizado em 26/07/2022 12:08
Escritora norte-americana Saidiya Hartman é a primeira convidada anunciada pela curadoria da Flip -  (crédito: Imagem: Divulgação )
Escritora norte-americana Saidiya Hartman é a primeira convidada anunciada pela curadoria da Flip - (crédito: Imagem: Divulgação )

A escritora e acadêmica norte-americana Saidiya Hartman foi a primeira participante a ser confirmada na 20[ edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre entre os dias 23 a 27 de novembro na cidade de Paraty. A autora se destaca pelas distinções acadêmicas e bolsas de pesquisa, como a MacArthur “Genius Grant”, Guggenheim e Fulbright.

Saidiya Hartman tem três obras traduzidas para o português: Perder a mãe (Bazar do Tempo), Vidas rebeldes, belos experimentos(Fosforo) e o o ensaio O fim da supremacia branca (Fosforo), que faz parte da edição comemorativa de O cometa (Fosforo), do sociólogo norte-americano W.E.B. Du Bois. Em seus livros, ela investiga as vozes ocultas da escravidão e aponta novos caminhos para a historiografia da diáspora africana.

Em sua 20ª edição, a Flip tem uma curadoria coletiva formada pela jornalista Fernanda Bastos, pela professora da Universidade Federal da Bahia, Milena Britto, e por Pedro Meira Monteiro, professor brasileiro na Universidade de Princeton.

 

Curadores 20ª edição Flip
Curadores 20ª edição Flip (foto: Flip)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação