Teatro

Ópera 'O Franco atirador' chega a Brasília em espetáculo inédito

A peça alemã estreia nesta quarta-feira (27/7), no Teatro da Escola de Música, e promete o envolvimento do público com referências à cultura brasileira.

Maria Eduarda Toledo*
postado em 26/07/2022 13:23 / atualizado em 28/07/2022 10:22
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

A ópera clássica alemã Der Freischütz, de Carl M. V. Weber, chega pela primeira vez em Brasília com uma montagem exclusiva. Com entrada franca no Teatro da Escola de Música, na 602 Sul, a estreia de O Franco Atirador ocorre dia nesta quarta-feira (27/7), e segue em cartaz até dia 4 de agosto, com as sessões sempre às 19h.

Considerada a primeira ópera romântica alemã, a obra conta a história de Max, um aldeão apaixonado que busca todas as formas de ganhar um campeonato, que tem como prêmio a mão de sua amada. “Na ópera eu faço o personagem Kaspar, um dos caçadores da vila, que é o malvado da história. Ele oferece ajuda ao personagem principal e o convence a ir a um lugar a meia noite, fingindo ajudá-lo, tramando que ele faça o pacto com uma figura do mal”, conta o artista Dan Bastos.

Ele explica que a produção se concentrou em fazer uma peça acessível, que interessasse o público e trouxesse à tona memórias culturais que os aproximam da história. “Apesar de ser originalmente em alemão, as canções serão legendadas e os estarão diálogos em português. Também fizemos algumas alterações na trama visando uma maior identificação do público, sempre tomando cuidado para não alterar a história, e, é claro, a entrada é gratuita!”, avisa Dan.

A peça envolve 50 profissionais, sendo sete solistas, 15 coristas, uma orquestra com 12 músicos, além de maestro, diretor de cena e equipes de produção e apoio. “A produção tá linda, com efeitos muitos legais! Estão todos fazendo um ótimo trabalho, todo mundo trabalhando o máximo depois de um período tão difícil”, explica o cantor.

Para Bastos, essa é uma oportunidade de conhecer e se encantar por algo novo. “Esse é um convite para quem não conhece e sempre teve a curiosidade de ver uma ópera. Com uma orquestra ao vivo e os cantores vocalizando sem microfone, as pessoas normalmente têm uma sensação de admiração e um choque com o diferente. Se dê a possibilidade de tirar um tempo para conhecer e desfrutar”, recomenda o artista.

O franco atirador é um projeto que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio da Escola de Música de Brasília, da Secretaria de Educação.

Serviço 

O franco atirador (Der Freischütz)
Nesta quarta-feira (27/7), na sexta (31/7) e no dia 4 de agosto, às 19h, no Teatro da Escola de Música de Brasília - Levino de Alcântara (602 Sul). Entrada gratuita. Distribuição de fichas uma hora antes do início do espetáculo. Classificação indicativa: 12 anos

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação