Arte

CCBB recebe seminário sobre artista plástico Amilcar de Castro

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília recebe o "Seminário Amilcar de Castro — outras falas, outros olhares", que reúne teóricos e artistas para falar da obra do escultor

Correio Braziliense
postado em 27/07/2022 10:32 / atualizado em 27/07/2022 10:33
Amilcar de Castro foi um dos escultores mais importantes do neoconcretismo brasileiro -  (crédito: site Instituto Amilcar de Castro)
Amilcar de Castro foi um dos escultores mais importantes do neoconcretismo brasileiro - (crédito: site Instituto Amilcar de Castro)

O IPAC e a 4ART, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB), realizam o projeto Seminário Amilcar de Castro — outras falas, outros olhares. O evento ocorre entre os dias 9 e 14 de agosto, no hall de acesso ao museu do Banco do Brasil, e traz sete mesas-redondas com teóricos e artistas. No total, serão disponibilizadas 100 vagas e os interessados devem se inscrever por meio do portal Jardimdeamilcar.com ou pelo site 4artproducoes.com.

O seminário reúne teóricos e artistas e tem como objetivo o desenvolvimento de um catálogo com todas as obras do artista plástico expositas no CCBB na mostra O jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília. A produção faz parte de uma pesquisa sobre as obras de Amilcar de Castro e apresentará novos olhares sobre sua obra.

O poeta Amilcar: aço, gesto, composição e palavra, Amilcar escultor: corte e dobra em meio à cidade e Amilcar, os gestos na superfície, o projeto e sua relação com o espaço são alguns dos temas que serão abordados nas mesas redondas durante os seis dias de evento.


Confira abaixo a programação completa:

Mesa-redonda 1: O poeta Amilcar: aço, gesto, composição e palavra
A mesa apresenta ideias em torno das várias experiências do artista com as diferentes linguagens; as implicações em campos específicos de criação e as relações com seu tempo e com o meio em que viveu e produziu.
Mediação: Marília Panitz (DF)
Palestrantes:
Luciana Paiva (DF)
Fernanda Lopes (RJ)
Marcelo Silveira (PE)
Data: 09/08 Horário: 14h30 às 18h

Mesa-redonda 2: Amilcar escultor: corte e dobra em meio à cidade
A mesa se debruça sobre a produção tridimensional do artista, suas características únicas, no que diz,respeito ao trabalho com o aço, e sua relação com escultores, seus contemporâneos, no que se refere ao estabelecimento de novos paradigmas para a escultura e sua filiação ao pensamento neoconcreto.
Mediação: Graça Ramos (DF)
Palestrantes:
Felipe Scovino (RJ)
Brígida Campbel (MG)
Marcia Pastore (SP)
Data: 10/08 Horário: 14h30 às 18h

Mesa-redonda 3: Amilcar, os gestos na superfície, o projeto e sua relação com o espaço
A mesa gira em torno da ligação que se estabelece entre a escultura e os outros trabalhos de Amilcar, seus desenhos/projetos e suas pinturas e gravuras, ambas com forte diálogo com o que é mais conhecido de sua obra, que é a produção escultórica. Trata da filiação do artista com um pensamento de trânsito entre as linguagens que criam sua inscrição no mundo.
Mediação: Christus Nóbrega (DF)
Palestrantes:
Divino Sobral (GO)
Cinara Barbosa (DF)
Cecilia Mori (DF)
Data: 11/08 Horário: 14h30 às 18h


Mesa-redonda 4: Rastros de Amilcar: a obra hoje presente como pensamento
A provocação para esta mesa é pensar certas marcas do trabalho de Amilcar na produção contemporânea de arte. Revisitar a influência de seu pensamento inovador no que se produz e se pensa sobre arte brasileira. E identificar, naquilo que se configura como obra e como teoria, o que se pode afirmar como rastros de seu legado.
Mediação: Yana Tamayo (DF)
Palestrantes:
Fabricia Jordão (PR)
Aldones Nino (RJ)
Matias Monteiro (SP)
Data: 12/08 Horário: 14h30 às 18h

Mesa-redonda 5: Amilcar e a palavra: o poeta do texto e sua proximidade com a imagem
A poesia de Amilcar é próxima de sua arte visual, econômica e certeira. Tem uma relação também com o seu ensino. A ideia aqui é discuti-la tomando por um lado sua obra visual e, por outro, certa poesia contemporânea com a qual ela se identifica, dentro da vasta tradição do pensamento construtivo.
Mediação: Carlos Silva
Palestrantes:
André Severo (RS)
José Rufino (PB)
Ana Maria Maia (SP)
Data: 13/08 Horário: 10h às 13h

Mesa-redonda 6: Amilcar, a obra, a coleção, a circulação e o mercado
Esta mesa aborda a questão da colocação da obra do artista no espaço social. A discussão visa trazer o ponto de vista da instituição cultural, do colecionador e da galeria; incide também sobre a inserção do artista no circuito de arte; e sobre a criação de mecanismos específicos de apoio à circulação das obras e reconhecimento dos artistas.
Mediação: Gisele Lima (DF)
Cauê Alves (SP)
Luiza Vaz (MG)
Thais Helt (MG)
Data: 13/08 Horário: 14:30h às 18h

Mesa-redonda 7: A criação do jardim de Amilcar de Castro
Esta mesa destina-se a revelar os passos da constituição do Jardim de esculturas de Amilcar de Castro no CCBB Brasília, nos seus mais diversos aspectos e sua trajetória da cidade de Dom Silvério, em Minas Gerais, à capital. Mediação: Vicente de Mello
Palestrantes:
Marília Panitz
Daiana Castilho
Alexandre Madalena
Allen Roscoe
Gustavo Góes
Carlos Silva
Data: 14/08 Horário: 10h às 13h

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação