Estados Unidos

Alec Baldwin puxou o gatilho da arma que matou diretora, diz FBI

O armamento foi entregue ao ator Alec Baldwin durante as filmagens de ‘Rust’. FBI concluiu que a arma não poderia ter sido disparada sem o acionamento do gatilho

Correio Braziliense
postado em 14/08/2022 20:31 / atualizado em 14/08/2022 20:32
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

Investigação do FBI — polícia federal norte-americana — concluiu que o tiro que matou a diretora de fotografia Halyna Hutchins durante as gravações do filme Rust, não poderia ter sido disparado sem que o gatilho fosse acionado. O disparo foi efetuado pelo ator Alec Baldwin que, na época, negou ter puxado o disparador.

De acordo com o relatório do FBI, obtido pela rede de TV americana ABC News, Alec Baldwin apertou o gatilho da arma, uma vez que o revólver estava em boas condições, com os “componentes internos intactos e funcionais” e "não podia ser disparado sem que se apertasse o gatilho”.

Para chegar a essa conclusão, o FBI realizou testes de disparos acidentais com o mesmo modelo de revólver usado por Baldwin, um revólver de ação simples F.lli Pietta calibre .45 Colt (.45 Long Colt). Os estudos mostraram que, com o martelo — parte do revólver responsável por deixar a arma engatilhada — na posição de um quarto e meio ou ele totalmente engatilhado, a arma "não poderia ser feita para disparar sem puxar o gatilho" já que ela estava intacta e funcional.

Relembre o caso

A diretora de fotografia Halyna Hutchins foi atingida com um tiro no peito disparado pelo ator Alec Baldwin em outubro de 2021. O caso aconteceu dentro do set de Rust, um filme de faroeste, ambientado no século 19.

Baldwin era produtor e protagonista do longa. Depois do disparo, ele alegou acreditar que estava manuseando uma “arma fria”, que é quando está sem munições. No tiroteio, o diretor do filme, Joel Souza, também ficou ferido.

Algumas semanas depois do episódio, o ator falou em entrevista à ABC News que não apertou o gatilho e que essa foi a pior coisa que já aconteceu em sua vida. “Bem, o gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho. Eu nunca apontaria a arma para alguém e puxaria o gatilho para ela. Nunca”, garantiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação