Música

Orquestra de laptops BSBLOrk lança disco de dez anos de carreira

"BSBLOrk: 10 aNos aoVivo" é o mais recente projeto da orquestra especializada na arte do improviso; o grupo prioriza técnicas voltadas a recursos tecnológicos computacionais

Correio Braziliense
postado em 16/08/2022 17:47 / atualizado em 16/08/2022 17:47
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

A BSBLOrk — Orquestra de Laptops de Brasília recentemente lançou novo disco, que celebra os 10 anos de trajetória musical. Intitulado BSBLOrk: 10 aNos aoVivo, compila os anos em que a orquestra vem recebendo reconhecimento internacional e explorando a experimentação em música não-trivial, ao longo de 11 faixas.

BSBLOrk é um coletivo de música algorítmica interativa experimental, enraizado nas inspirações da música computacional e dos princípios estéticos da transracionalidade, acausalidade, ametria, multidimensionalidade e paradoxalidade, propostos pelo compositor erudito Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005). O coletivo faz uso de recursos tecnológicos computacionais de forma a expandir os caminhos expressivos que a música pode proporcionar.

Um encontro realizado na Universidade de Brasília em 2012, chamado Tubo de Ensaios, originou o projeto liderado por Prates, regente e fundador do mesmo. O grande patrono da orquestra foi Conrado Silva de Marco (1940-2014), professor da UnB, introdutor da tecnologia MIDI no Brasil e um dos principais nomes da música eletroacústica no país. Conrado deixou ao coletivo um legado nas áreas do improviso, jogos musicais de personificação e abordagem performática multimídia e algorítmica.

A Orquestra de Laptops prioriza técnicas que respondam à organicidade do corpo humano em movimento expressivo, como no sistema HITS (Holofractal Interativo de Transdução de Som e Imagem), software musical criado por Prates. Tais técnicas propiciam possibilidades inauditas de criação e um novo paradigma poético, que pode contribuir com a evolução da interpretação musical e expressão estética.

Fruto da parceria com o selo experimental Dionysian Industrial Complex de Philio Jones (UK/Brasil), BSBLOrk: 10 aNos aoVivo foi lançado pelo Public Eyesore e tem produção por Bryan Day, curador musical do museu Exploratorium de San Francisco (EUA).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação