Festival

Cine Brasília recebe festival gratuito de cinema e alimentação

Entre 24 e 28 de agosto, o 11º Slow Filme exibirá 21 filmes e a programação contará com oficinas e debates

Correio Braziliense
postado em 22/08/2022 17:29 / atualizado em 22/08/2022 17:31
 (crédito: Material de divulgação)
(crédito: Material de divulgação)

Cinema e gastronomia se encontram no 11º Slow Filme — Festival de Cinema e Alimentação. O evento contará com degustações, passeios, debates e a exibição de 21 filmes, de 24 a 28 de agosto, no Cine Brasília.

Sérgio Moriconi, curador da mostra, destaca em comunicado à imprensa o diferencial do evento. “São poucos festivais no Brasil com essa preocupação com as culturas locais, não é só um encontro sobre a diversidade alimentar. O conceito maior é que essa diversidade alimentar tem a ver com a força e a potência das culturas locais.”

A abertura do festival será na quarta-feira (24/8), a partir das 19h, com Os caçadores de trufas, obra franco-italiano que acompanha o dia a dia de pessoas idosas que buscam uma rara espécie de trufa (cogumelo), encontrada nas profundezas das florestas do norte da Itália.

O documentário finlandês O mestre cervejeiro será exibido no domingo (28/8), às 16h, e aborda a ascensão, queda e volta por cima de uma famosa fábrica de cerveja na Lapônia. Outros títulos são Semeadoras de vida, do Peru; Ylan, um gostinho de casa, de Taiwan; e os brasileiros Armazéns de Beagá e Antes do prato.

“A nossa intenção é divulgar a diversidade cultural através da alimentação. Embora todos os filmes tratem de um tema geral, que é a promoção das culturas locais por meio da alimentação, o festival prima pela diversidade”, observa Moriconi.

O professor e crítico gastronômico Guilherme Lobão realizará, ainda, atividades formativas no Espaço Cultural Renato Russo e no Cine Brasília, como Oficinas do gosto e Diálogos de cinema, arte e alimentação. “Desde sempre, uma característica importante do festival é ser mais do que essa grande vitrine de produções temáticas, mas um ambiente formativo, de troca de conhecimento e de experiências acerca do cinema e também da alimentação”, avalia Lobão. “Para esta edição de retomada presencial do evento, quis trazer atividades que criassem uma boa sintonia com a belíssima programação”.

As atividades da programação são gratuitas, mediante a inscrição pelo email slowfilmefestival@gmail.com

Serviço

11º Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação

Entre 24 e 28 de agosto, no Cine Brasília e Espaço Cultural Renato Russo. Gratuito

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação