LITERATURA

Mitos e verdades da capital contadas no livro Histórias de Brasília

João Carlos Amador e Nicolas Behr lançam livro com 50 histórias de Brasília e esclarecem se elas são verdadeiras ou falsas

Madu Toledo*
postado em 31/08/2022 06:00
 (crédito:  Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Um túnel interliga o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, JK só usou sapatos aos 10 anos de idade e Michael Jackson já esteve em Brasília com os Jackson Five. Durante seus 62 anos de existência, a capital acumula diversas histórias e lendas urbanas, que retratam a criatividade dos brasilienses. O publicitário e escritor João Carlos Amador expõe 50 mitos e verdades sobre a cidade, no novo livro da série Histórias de Brasília, escrito em parceria com Nicolas Behr. Os dois estarão nesta quarta-feira (31/8), no restaurante Beirute, da 109 Sul, das 16h às 22h, conhecendo os leitores e autografando o novo livro.

  • João Carlos Amador e Nicolas Behr: parceria para deslindar as narrativas da cidade Arquivo Pessoal

Criado em 2014 pelo publicitário, o Histórias de Brasília nasceu nas redes sociais e herdou desse ambiente a escrita simples e rápida, característica prezada pelo autor. "O primeiro livro surgiu em 2016, um compilado de várias histórias que eu tinha publicado e algumas inéditas. A partir daí, deu muito certo. Lancei, mais ou menos, um livro por ano e escrevi todos sozinho. Esse ano encontrei o Nicolas, em um evento, e sugeri a ideia de fazer um livro juntos, o próximo Histórias de Brasília", conta João Carlos.

"Ainda não tinha esse livro sobre a cidade. É leve, informativo, mas contundente. Ele é divertido, mas reflexivo e mostra como a cidade tem uma história rica", explica Nicolas Behr. Para ele, existe uma procura e a necessidade de se conhecer mais sobre a história da capital. "As pessoas querem conhecer mais Brasília. Quem mora aqui e quem gosta quer saber mais sobre a cidade."

O livro foi produzido durante o ano de 2022 e sua produção durou seis meses. Amador conta que o processo de apuração das histórias foi baseado em matérias de jornais da época e livros, já que, muitas vezes as informações encontradas na internet são contraditórias. "A gente procurou ter um resguardo de materiais concretos falando sobre aquilo. Conseguimos provas de cada caso, embora a gente não tenha colocado isso no livro, senão ia ficar desgastante, porque são histórias rápidas, se alguém questionar conseguimos comprovar com as fontes", explica.

O quinto livro da série é o primeiro com a participação de outro escritor e também marca o início da parceria entre os autores. João Carlos esclarece que as 50 histórias foram divididas igualmente entre ele e Nicolas e que ambos possuíam total liberdade para produzir os textos. "Nós nos encontramos, definimos um tema e selecionamos os assuntos. São 50 mitos e verdades ao todo. Os dividimos e cada um escreveu metade. O objetivo era fazer a obra em conjunto, mas na hora de escrever tudo foi dividido."

"Foi muito prazeroso fazer esse livro com ele, foi muito bom! Acredito que vai ser um grande sucesso, meu desejo é que a leitura abra portas para outros conhecimentos, que ele seja um start para as pessoas conhecerem a história de Brasília", compartilha Behr. Ele ainda ressalta que o livro é direcionado a todos os públicos. "O livro é para quem sabe ler, é acessível para todo mundo. O público desse livro são todos aqueles que gostam e querem conhecer a história de Brasília.".

Todos os livros da coleção estão disponíveis para compra nas bancas da 108 Sul e da 308 Sul, no Verdurão Camisetas, localizado na 506, na loja Pau Brasília e na Livraria da Travessa, além da Kombi do Captou na Capital, que roda a cidade e vende produtos temáticos de Brasília. Apesar de todos narrarem 50 histórias, os livros apresentam diferentes temas, como por exemplo, o terceiro, que explora os crimes e mistérios mais famosos do DF.

Nicolas Behr e João Carlos Amador convidam a todos para o lançamento do 5º livro da série Histórias de Brasília, nesta quarta-feira (31/8), no Beirute. "Queremos conhecer as pessoas, queremos conversar com todo mundo!", incentiva Nicolas Behr.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

50 histórias de Brasília

De João Carlos Amador e Nicolas Behr/R$30. Lançamento, nesta quarta-feira (31/8), no  Beirute da 109 Sul, das 16h as 22h

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação