STREAMING

Série policial 'Crimes em Déli' comprova que a Índia não é só Bollywood

Segunda temporada dá destaque a personagens femininas, como a comissária Vartika. Trama é inspirada em casos que assombraram os indianos

Mariana Peixoto/Estado de Minas
postado em 02/09/2022 11:22
 (crédito: NETFLIX/DIVULGAÇÃO)
(crédito: NETFLIX/DIVULGAÇÃO)

Na década de 1990, uma gangue assombrou o Norte da Índia. O grupo Kachcha Baniyan assaltava famílias abastadas à noite. Sempre com cabeças cobertas, bandidos não só roubavam, como matavam seus alvos com requintes de crueldade. Ainda comiam tudo o que viam pela frente e emporcalhavam as residências. Nunca foram pegos.

Recém-chegada à Netflix, a segunda temporada da série “Crimes em Déli” traz à tona essa história, só que nos dias atuais.

A ficção que parte de crimes reais (a primeira temporada acompanhou um estupro coletivo em 2012, que chocou todo o mundo) continua com os mesmos protagonistas nesta nova leva de episódios.

Vartika Chaturvedi (Shefali Shah) é a vice-comissária de polícia do Sul de Déli. Trabalha com o investigador Bhupendra Singh (Rajesh Tailang) e uma jovem policial, Neeti Singh (Rasika Dugal).

Quando dois casais idosos são mortos e roubados, com modus operandi semelhante à da antiga gangue, acredita-se que o grupo voltou à ativa.

A equipe parte para a investigação, mas novos crimes se sucedem, causando comoção social e muita pressão sobre os policiais.

Este segundo ano, mais enxuto do que o primeiro, é também mais bem resolvido. Se na primeira temporada o foco estava exclusivamente nos policiais, desta vez a história dá vez aos criminosos e suas motivações.

Descaso e machismo

O ponto de vista é feminino, abordando as personagens não só em ação, mas em suas vidas privadas. A protagonista, Vartika, sofre com o descaso da filha adolescente, que foi estudar no Canadá.

A policial Neeti é mulher trabalhadora, que tenta fazer o máximo em casa, mas sofre com o machismo do marido.

O grupo de criminosos é majoritariamente masculino, mas é uma mulher quem acaba dominando a cena. Corrupção policial é outro tema da série.

Com narrativa bem conduzida e sem qualquer glamour – aliás, bastante diferente das séries policiais americanas – “Crimes em Déli” também se afasta das produções de Bollywood que assolam o streaming. O que, por si só, já é um ganho. 

“CRIMES EM DÉLI”

• A segunda temporada, com cinco episódios, está disponível na Netflix

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação