LINFOMA NÃO HODGIN

Jane Fonda compartilha diagnóstico de câncer: "Quimioterapia há 6 meses"

Atriz de 84 anos sofre com o linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático

Ronayre Nunes
postado em 02/09/2022 22:24 / atualizado em 02/09/2022 22:33
Atriz norte-americana Jane Fonda        -  (crédito: Chris DELMAS / AFP)
Atriz norte-americana Jane Fonda - (crédito: Chris DELMAS / AFP)

A atriz e ativista norte-americana Jane Fonda compartilhou no Instagram, nesta sexta-feira (2/9), que sofre com o linfoma não Hodgkin. O câncer afeta as células do sistema linfático.

Jane explicou que já passou por uma quimioterapia que durou seis meses e está respondendo bem ao tratamento. Ao longo do texto acompanhado do post, a atriz fez um forte posicionamento sobre o acesso à saúde pública de qualidade nos Estados Unidos.

"Sou sortuda porque tenho seguro de saúde e acesso aos melhores médicos e tratamentos. Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada. Quase todas as famílias nos Estados Unidos tiveram que lidar com câncer uma vez ou outra. Muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo e isso não está certo”, escreveu.

  • Atriz norte-americana Jane Fonda Chris DELMAS / AFP
  • Atriz norte-americana Jane Fonda MANDEL NGAN / AFP
  • Atriz norte-americana Jane Fonda Olivier Douliery / AFP

"O câncer é um professor e estou prestando atenção nas lições que ele ensina. Uma coisa que me mostrou é a importância da comunidade. De crescer e aprofundar a comunidade para que não estejamos só. E o câncer, junto com minha idade (quase 85) definitivamente ensina a importância de se adaptar a novas realidades”, pontuou a atriz.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), existem mais de 20 tipos de linfomas não Hodgkin. O câncer se espalha pelo sistema linfático — que faz parte do sistema imunológico — e é mais comum em pessoas mais velhas, apesar de também poder atingir crianças, adolescentes e adultos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação