Nesta terça-feira (27/9), às 19h, no Museu da República, dando sequência ao projeto Diálogos Contemporâneos, a ativista e comunicóloga Jurema Werneck mergulha na temática do papel da mulher negra no ambiente comunicacional.
Com mediação da advogada Vera Lucia Santana, Werneck coloca em evidência a realidade do espaço de representação feminina e da negritude na complexa cultura midiática, baseada no livro que lançou em 2020, O samba segundo os lalodês: mulheres negras e cultura midiática. "O livro é minha tese de doutorado, que fala sobre como as mulheres negras se inserem na esfera pública para ter espaço de fala e representar seus interesses", explica a autora.
"No Brasil, ialodê é um termo da cultura iorubá dado a representantes femininas no conselho da cidade e na esfera pública, no geral", destaca. O título foi preservado dentro da matriz religiosa de culturas africanas, refletindo o protagonismo e pertencimento das mulheres na vida em sociedade. "Na palestra, gostaria de sugerir a ideia de ialodê como chave de leitura para enxergar a realidade das mulheres negras por um olhar novo. Vou contar o que falo no livro sobre representatividade feminina a partir dessa perspectiva."
Jurema Werneck é ativista feminista, médica, comunicóloga e escritora, cofundadora da organização não governamental Crioula. É diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil e faz parte do quadro da direção do Fundo Global para Mulheres. Além de sua contribuição, o 5º Diálogos Contemporâneos também apresentará, ainda, os palestrantes Jorge Caldeira, Zélia Duncan, Marcelo Rubens Paiva, Itamar Vieira Jr. e Heloísa Starling.
A atual edição do evento traz iniciativa inovadora, em que os autores e autoras convidados seguirão uma agenda de bate-papos com estudantes em escolas e universidades do DF e entorno. As instituições que serão visitadas são a Universidade Católica de Brasília (UCB); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) — campus São Sebastião; o Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga; Centro de Ensino Médio (CEM) Taguatinga Norte; CEM 01 do Riacho Fundo I; CEM 02 de Ceilândia; CEM 04 de Ceilândia e CEM 12 de Ceilândia. Jurema Werneck visitará a última escola mencionada.
Palestra "Mulheres Negras e Cultura Midiática" com Jurema Werneck
Nesta terça-feira (27/9), às 19h, no Museu Nacional da República. Jurema Werneck promove palestra para o 5º Diálogos Contemporâneos.
Entrada franca com distribuição de ingressos uma hora antes do início da palestra.
Saiba Mais
- Diversão e Arte 'As Tartarugas Ninja — Caos Mutante' ganha novo teaser
- Diversão e Arte Novo longa da franquia ‘Cloverfield’ será dirigido por Babak Anvari
- Diversão e Arte Voz de Darth Vader será feita por inteligência artificial nas sequências de Star Wars
- Diversão e Arte Evento ‘Carnaval na Copa’ vai transmitir todos os jogos da Copa do Mundo em ritmo de carnaval
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.