Palestra

Jurema Werneck participa de palestra no DF sobre mulheres negras na cultura

Com mediação da advogada Vera Lucia Santana, Werneck coloca em evidência a realidade do espaço de representação feminina e da negritude na complexa cultura midiática, baseada no livro que lançou em 2020, 'O samba segundo os lalodês: mulheres negras e cultura midiática'

Giovanna dos Santos
postado em 27/09/2022 06:00
Jurema Werneck: a mulher negra na cultura midiática -  (crédito: Divulgação)
Jurema Werneck: a mulher negra na cultura midiática - (crédito: Divulgação)

Nesta terça-feira (27/9), às 19h, no Museu da República, dando sequência ao projeto Diálogos Contemporâneos, a ativista e comunicóloga Jurema Werneck mergulha na temática do papel da mulher negra no ambiente comunicacional.

Com mediação da advogada Vera Lucia Santana, Werneck coloca em evidência a realidade do espaço de representação feminina e da negritude na complexa cultura midiática, baseada  no livro que lançou em 2020, O samba segundo os lalodês: mulheres negras e cultura midiática. "O livro é minha tese de doutorado, que fala sobre como as mulheres negras se inserem na esfera pública para ter espaço de fala e representar seus interesses", explica a autora.

"No Brasil, ialodê é um termo da cultura iorubá dado a representantes femininas no conselho da cidade e na esfera pública, no geral", destaca. O título foi preservado dentro da matriz religiosa de culturas africanas, refletindo o protagonismo e pertencimento das mulheres na vida em sociedade. "Na palestra, gostaria de sugerir a ideia de ialodê como chave de leitura para enxergar a realidade das mulheres negras por um olhar novo. Vou contar o que falo no livro sobre representatividade feminina a partir dessa perspectiva."

Jurema Werneck é ativista feminista, médica, comunicóloga e escritora, cofundadora da organização não governamental Crioula. É diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil e faz parte do quadro da direção do Fundo Global para Mulheres. Além de sua contribuição, o 5º Diálogos Contemporâneos também apresentará, ainda,  os palestrantes  Jorge Caldeira, Zélia Duncan, Marcelo Rubens Paiva, Itamar Vieira Jr. e Heloísa Starling.

A atual edição do evento traz iniciativa inovadora, em que os autores e autoras convidados seguirão uma agenda de bate-papos com estudantes em escolas e universidades do DF e entorno. As instituições que serão visitadas são a Universidade Católica de Brasília (UCB); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) — campus São Sebastião; o Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga; Centro de Ensino Médio (CEM) Taguatinga Norte; CEM 01 do Riacho Fundo I; CEM 02 de Ceilândia; CEM 04 de Ceilândia e CEM 12 de Ceilândia. Jurema Werneck visitará a última escola mencionada.

Palestra "Mulheres Negras e Cultura Midiática" com Jurema Werneck

Nesta terça-feira (27/9), às 19h, no Museu Nacional da República. Jurema Werneck promove palestra para o 5º Diálogos Contemporâneos.

Entrada franca com distribuição de ingressos uma hora antes do início da palestra.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação