Star Wars

Voz de Darth Vader será feita por inteligência artificial nas sequências de Star Wars

James Earl Jones autorizou a recriação de sua voz através da tecnologia e arquivos de dublagem

Correio Braziliense
postado em 26/09/2022 16:48
 (crédito: Lucasfilm/Divulgação)
(crédito: Lucasfilm/Divulgação)

O dublador James Earl Jones vai se aposentar do papel de Darth Vader, mas a voz não irá mudar. Segundo a Vanity Fair, as sequências da saga que tiverem a aparição do vilão contarão com inteligência artificial para recriar a voz de James Earl.

O próprio Earl Jones, de 91 anos de idade, autorizou a recriação de sua voz pela start-up ucraniana Respeecher. Durante aparição de Vader no longa Obi-Wan Kenobi, que ainda contou com a voz do ator, a inteligência artificial foi empregada para rejuvenescer sua dublagem.

Nos próximos filmes e séries de Star Wars, a empresa Respeecher vai usar o arquivo de gravações de Jones mantido pela Lucasfilm para recriar do zero sua voz. O trabalho em Obi-Wan Kenobi foi completado pelos funcionários da empresa mesmo durante a guerra da Ucrânia com a Rússia.

A produção mais recente da saga Star Wars é Andor, série estrelada por Diego Luna que estreou na última quarta-feira (21/09) no Disney+.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação