LITERATURA

'O time da garotada': livro infantil explora o valor do trabalho coletivo

Ilustrado por André Cerino, O time da garotada é uma forma de conversar com as crianças sobre como o trabalho em equipe pode render bons frutos

Rogério Felipelli Vaquero pensou no enredo de O time da garotada na hora de um aperto. A dificuldade
em convencer o filho a entrar na escola vinha se repetindo porque o menino reclamava da obrigação de fazer tudo no momento em que os educadores queriam: brincar, lanchar, estudar.

Felipelli inventou então a história de um time de futebol formado por crianças, que treina na praia em uma cidade imaginária muito bonita, onde todas as tardes cai uma misteriosa, refrescante e saborosa chuva de beterraba, fazendo a alegria das crianças. “Nesse convívio do time, as crianças se deparam com situações adversas e encontram maneiras de superar divergências e ultrapassar dificuldades. A união de todas elas
é que possibilita alcançar os objetivos do time”, explica o autor, que lança o livro, amanhã, no Eixão
do Lazer, às 10h, durante uma sessão de contação de histórias.

Ilustrado por André Cerino, O time da garotada é uma forma de conversar com as crianças sobre como o trabalho em equipe pode render bons frutos. É também uma maneira de o autor falar de alguns valores que considera essenciais.

“Acho que o cuidado ao intencionar passar uma mensagem para crianças, seja ela por livro ou qualquer outro meio, deve ser ainda maior. Eu não gosto muito de pensar a todo instante em certo ou errado. Mas acho que há princípios e valores que são inquestionáveis, como não fazer com os outros o que não queremos que façam conosco, defender a natureza, ter a convicção de que todos somos iguais. E O time da garotada traz muito dessa ideia de acolhimento, união e diversidade”, explica.

Saiba Mais