Premiação

Globo de Ouro voltará a ser transmitido pela TV em janeiro de 2023

Após reorganização devido a boicote por escândalos de corrupção e racismo, os organizadores do Globo de Ouro anunciaram que a cerimônia voltará para a TV em 10 de janeiro

No ano que marca os 80 anos de origem da premiação, o Globo de Ouro voltará a ser transmitido pela TV em 10 de janeiro de 2023. A transmissão será realizada pela rede NBC, ao vivo e diretamente de Los Angeles. A cerimônia, ausente nos últimos 18 meses por escândalos de corrupção e racismo, precisou passar por uma reorganização interna para readquirir a credibilidade perdida.

O boicote realizado ao Globo de Ouro partiu de denúncias feitas pelo Los Angeles Times. Antes da transmissão de 2021, o jornal informou que nenhum dos 87 membros da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) era negro. Além disso, foi apurado que diversos deles recebiam privilégios, como presentes e estadias em hotéis de luxo, em troca de indicações de títulos.

Diante disso, a HFPA passou por uma reformulação e renovou os membros do comitê, além de promover reformas para evitar novos comportamentos antiéticos. A própria associação também informou que o novo corpo de votação é 52% feminino, 19,5% latino, 12,5% asiático, 10% negro e 10% do oriente médio.

Na tentativa de resgatar a credibilidade perdida nos últimos anos, o Globo de Ouro voltará a ser transmitido pela mesma emissora americana detentora das coberturas do evento, a NBC. Já no Brasil, a TNT era a responsável pelas transmissões da premiação, mas ainda não se sabe se ela voltará a transmiti-los. Na última edição, os vencedores foram anunciados via redes sociais.

Saiba Mais