Série

Lenda italiana foi inspiração para nova temporada de ‘The White Lotus’

Com episódios lançados semanalmente, nova trama envolve adultério e disputa de poder entre homens e mulheres

Lara Perpétuo*
postado em 11/11/2022 12:24 / atualizado em 11/11/2022 12:25
 (crédito: Jon Kopaloff/FilmMagic)
(crédito: Jon Kopaloff/FilmMagic)

O primeiro episódio da segunda temporada da série The White Lotus, vencedora de dez prêmios no Emmy 2022, estreou no último dia 30 de outubro, na HBO Max e no canal HBO. Com dois episódios disponíveis no sistema de streaming, a segunda parte conta com mais cinco lançamentos programados para as próximas semanas.

O criador, diretor e roteirista da série, Mike White, que também dirigiu filmes como Escola de Rock e A escolha perfeita 3, em uma entrevista à repórter Stacey Wilson Hunt, falou sobre o novo momento da série e sobre a escolha de novos personagens.

White recebeu, no último Emmy, as estatuetas de melhor minissérie ou antologia, melhor direção e melhor roteiro. Ele disse que, em vez de ter uma ideia para uma nova série e desenhá-la desde o começo, sugeriu à HBO, com quem trabalha há muito tempo, que produzissem uma nova temporada de The White Lotus: “Eu não sabia o que seria, mas esperava que eles estivessem interessados, porque [a primeira temporada] foi muito divertida de fazer”.

A primeira temporada aborda a estadia de personagens distintos, entre hóspedes e funcionários, durante uma semana em um resort de luxo no Havaí, onde tensões, disputa de poder e um assassinato ocorrem. Apenas com a primeira parte, lançada semanalmente em julho, a minissérie se tornou um sucesso e é a mais assistida de toda a HBO Max. No elenco encontram-se alguns nomes conhecidos como Jennifer Coolidge (2 Broke Girls e Click), Alexandra Daddario (Baywatch e Percy Jackson) e Steve Zahn (Clube de compras Dallas e Planeta dos macacos).

O diretor conta, porém, que não houve uma trama muito definida até a metade do quinto episódio, quando as coisas começam a acontecer em um bom ritmo. “Eu não queria me repetir na segunda temporada, como se estivesse correndo atrás do meu próprio rabo”, ele comenta. “Senti que devia mudar minha abordagem para a forma como escrevo os personagens; deixar algumas coisas um pouco mais naturais e não tão ‘roteirizadas.”

É por isso que, agora como antologia, a segunda temporada não continua a história anterior, mas traz novos personagens — na pele de atores como F. Murray Abraham (Amadeus e O nome da rosa) e Theo James (série Divergente) — e novo enredo. O ponto em comum entre as duas partes é o famoso hotel que dá nome à série, desta vez em filial localizada na Sicília, na Itália; e a personagem Tanya McQuoid-Hunt (Jennifer Coolidge), que retorna para mais uma temporada de descanso — ou quase isso.

A segunda temporada conta com novos personagens e nova trama.
A segunda temporada conta com novos personagens e nova trama. (foto: HBO)

White confessa que não gosta de fazer várias temporadas de um mesmo programa, “porque parece que você está só tentando manter alguma coisa viva”, e ele odeia sentir como se a produção e a direção fossem um trabalho. Assim surgiu a ideia de continuar, mas como algo totalmente novo.

Inicialmente, a proposta era levar a franquia fictícia de hotéis, que é o mote da antologia, para a França, e a equipe visitou várias propriedades, mas acabou optando pela Itália ao visitar o hotel São Domenico, em Taormina, na Sicília. A propriedade é um antigo convento e tem vista para clássicas vilas italianas, montanhas e o mar. White conta que pensou “se você vai à Europa, é esta a vista que você quer ter”.

Nova filial do hotel fictício The White Lotus fica em Sicília, na Itália.
Nova filial do hotel fictício The White Lotus fica em Sicília, na Itália. (foto: HBO)

Além disso, o hotel tinha um rico potencial dramático e a cultura local foi inspiração para a trama. “Há cabeças de cerâmica chamadas ‘teste di moro’ em todo lugar na Sicília. O pano de fundo e a inspiração para esse tipo de arte é basicamente adultério.”

A lenda das “cabeças de Moro” conta sobre uma jovem que se apaixonou por um comerciante estrangeiro que passou pela sacada onde ela cuidava das plantas, em casa; eles começaram uma história de amor, mas a jovem descobriu que o rapaz era casado e tinha uma família no país de origem. Com ciúmes, ela passou a pensar em um jeito de tê-lo consigo para sempre, e, uma noite, enquanto ele dormia, cortou a cabeça dele e decidiu usá-la como um vaso para o manjericão que cultivava.

“Eu pensei, ‘está aí uma ideia legal!’.” Adultério e diferenças de poder entre homens e mulheres, combinados à alta tensão sexual: foi isso que White procurou mostrar, embora nunca tivesse explorado esses temas com profundidade antes. “Eu comecei a construir ideias em torno de conceitos e expectativas muito diferentes que homens e mulheres têm em relação a monogamia e relacionamentos.” Isso traz um contraste com a primeira temporada, que foi mais moderna e trabalhou questões como identidade e consciência de classe.

White ainda falou sobre a tendência de ultimamente se evitar trabalhar assuntos polêmicos: “Como uma pessoa criativa, se eu tentasse criar algo completamente livre de temas problemáticos, eu não sei o que eu escreveria”. Filho de pastor e criado em comunidade religiosa, ele afirma que tem inerente a vontade de incomodar as pessoas, “para o bem ou para o mal”.

De 20 indicações no Emmy 2022, a primeira temporada de The White Lotus ganhou dez prêmios, entre eles melhor minissérie ou antologia, melhor atriz e ator coadjuvantes, melhor direção e melhor roteiro.

Os cinco episódios restantes da segunda temporada têm estreia prevista para os dias 13, 20 e 27 de novembro, 4 e 11 de dezembro.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A segunda temporada conta com novos personagens e nova trama.
    A segunda temporada conta com novos personagens e nova trama. Foto: HBO
  • Nova filial do hotel fictício The White Lotus fica em Sicília, na Itália.
    Nova filial do hotel fictício The White Lotus fica em Sicília, na Itália. Foto: HBO
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação