CINE BRASÍLIA

Festival de Brasília ressalta a importância da preservação do cinema

O gerente da cinemateca do Museu de arte Moderna do RJ, Hernani Heffner, avaliou o peso histórico desta edição do evento

Ricardo Daehn
postado em 15/11/2022 21:19 / atualizado em 15/11/2022 21:24
 (crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)
(crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com 40 anos dedicados ao cinema o gerente da cinemateca do Museu de arte Moderna (MaM) do Rio de Janeiro, Hernani Heffner, recém-premiado com a medalha Paulo Emílio Sales Gomes (fundador do festival), no âmbito do 55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, nos corredores do Cine Brasília, avaliou o peso da edição do mais tradicional evento nacional dedicado ao cinema brasileiro. "A vocação narrativa inerente ao cinema traz a sensibilidade analítica pelo qual podemos entender e superar problemas. O valor do festival está em entender que não podemos dar as costas à história, com exame profundo do país", observou o entusiasta do filme Mato seco em chamas, produzido em Ceilândia, e que deu a partida na mostra competitiva.

Heffner comentou do impacto do cinema de Joana Pimenta e Adirley Queirós, diretores do filme. "O fogo, na tela, queima e reconstrói. Pesa a metáfora da Fênix, baseada na reconstrução. O filme mostra que a vida pulsa", comentou. Também ligado à elaboração do passado na tela, o diretor do Luis Rocha Melo apresentou o longa O cangaceiro da moviola, no segmento Reexistências do festival. O filme destacou a figura do montador e editor de som Severino Dadá, associado ao eterno Nelson Pereira dos Santos.

"O festival, no contexto histórico, sempre marcou politicamente os brasileiros, mesmo quando deixou de existir (com a censura). Nosso filme, aliás, surgiu numa produção constituída por ponte entre o meio acadêmico (universidade de Juiz de Fora) e outra, de preservação de filmes, como é o caso do MAM, meios que recentemente têm sido muito atacados", observou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação