Consciência Negra

IZA lança projetos para dar visibilidade a empreendedores negros

O projeto Entra na Roda irá beneficiar negócios idealizados por pessoas pretas e os interessados podem se inscrever até 11 de dezembro.

Lara Oliveira*
postado em 18/11/2022 18:20
 (crédito: Reprodução/ YouTube)
(crédito: Reprodução/ YouTube)

Nesta sexta-feira(18/11), durante uma coletiva de imprensa, a cantora Iza lançou o projeto “Entra na Roda ", que visa a potencialização da valorização de empreendimentos de pessoas pretas no Brasil.

"Ser negro no Brasil é ser um sobrevivente", diz Iza. É essa a reflexão que passa pela cabeça da da cantora, de 32 anos, às vésperas do Dia da Consciência Negra, que será celebrado no domingo (20). Segundo ela, felizmente a fama afastou o preconceito racial de perto, mas essa não é uma realidade da maioria. "Não tem como ter saúde mental sendo negro. É difícil saber que podemos morrer só por sermos quem somos. Mas óbvio que a fama me afastou disso, pois todos sabem que eu sou. Hoje as pessoas andam atrás de mim no shopping por outro motivo", afirma.

Segundo a artista, é sempre muito difícil assistir a casos de racismo no país. "O negro escuta dentro de casa, da mãe, para não correr na rua, não pendurar guarda-chuva fora da mochila, não andar sem camisa nem de capuz. Algumas pessoas não fazem ideia do que é isso", avaliou ela.

Por saber de tudo isso e com o desejo de dar mais visibilidade à negritude no país, a cantora resolveu ajudar e apoiar negócios idealizados por pessoas pretas. Ela doará R$ 500 mil a alguns dos empreendedores inscritos no edital do projeto “Entra na Roda'', uma parceria com o IDBR (Instituto Identidades do Brasil).

Podem participar profissionais nas categorias de áreas de alimentação, entretenimento, beleza, moda e negócios de impacto social e podem se inscrever pelo site (www.editalentranaroda.com.br) até 11 de dezembro. A partir de uma curadoria, os melhores projetos serão beneficiados.

Ao todo vão ser 20 finalistas, cinco de cada categoria, e dois vencedores em cada segmento (dez no total). A premiação está marcada para abril de 2023 e o repasse do valor no mês seguinte.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiária sob supervisão de Pedro Ibarra

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação