Literatura

Feira literária com foco no debate racial é realizada em Planaltina

Venda e trocas de livros, contações de histórias e lançamentos inéditos estão programados para ocorrer no evento deste fim de semana (26 e 27/11)

Correio Braziliense
postado em 25/11/2022 16:21
 (crédito: Divulgação/Pareia comunicação)
(crédito: Divulgação/Pareia comunicação)

Planaltina recebe, neste fim de semana (26 e 27/11), uma feira literária gratuita organizada editora independente Edições Kisimbi, no Complexo Cultural Planaltina. Além da feira, a editora realizará o lançamento do livro de coletânea Muntu, rodas de conversa, seminários, contações de histórias, saraus e apresentações musicais.

No sábado, o evento conta com atrações para o público infantil, com brincadeiras e contações de histórias, além do lançamento da coletânea e o seminário Muntu, com exposições sobre literatura negra e o mercado editorial. Já no domingo, o evento traz uma roda de conversa sobre a coletânea Muntu e debates sobre a opressão racial de mulheres negras.

A Coletânea Muntu é uma produção literária criada a partir da seleção de 55 textos, incluso poesias, crônicas e contos de 36 escritores negros do DF e Entorno. A proposta do projeto é dar visibilidade para produções de autores negros e disponibilizar o acesso à cultura de forma gratuita e acessível.

O muntu, na filosofia da sociedade africana bantu, significa a pessoa que é constituída de corpo, mente, cultura e principalmente a palavra. Para o bantu, a palavra é o fio condutor da própria existência humana. O livro Coletânea Muntu busca evidenciar essa corrente de pensamento com intuito de visibilizar a cultura africana.

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação