Teatro

Companhia de dança brasiliense apresenta espetáculo "Dom Quixote"

Além dos artistas da capital, a peça tem a participação de dois bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro

Samuel Calado
postado em 01/12/2022 11:54
 (crédito: Academia Lúcia Toller / Divulgação )
(crédito: Academia Lúcia Toller / Divulgação )

A Academia de Dança Lúcia Toller apresenta nesta quinta-feira (1°/12), no próximo sábado (3/12) e no domingo (5/12), o espetáculo Dom Quixote, o cavaleiro sem mancha, no Teatro da Unip, na 913 Sul. A obra, considerada a comédia romântica mais amada do ballet, é baseada no romance do dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes (1547-1616). Serão três sessões a cada dia. Além dos artistas brasilienses, a peça tem a participação de dois bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em cena, cerca de 400 bailarinos viajam até o século XVII para dar vida a versão original do livro que conta com enredo marcado por fortes traços hispânicos, heroísmo, romance e ilusão. Serão três atos. O primeiro se passa na Villa de Sevilla, onde moram os personagens Kitri e Basílio. O segundo, retrata o sonho de Dom Quixote na busca interminável por Dulcineia e o terceiro ato é o casamento de Kitri e Basílio, com as bênçãos do cavaleiro.

Espetáculo "Dom Quixote"
Espetáculo "Dom Quixote" (foto: Academia Lúcia Toller / Divulgação )

A diretora-geral do espetáculo, Lúcia Toller, conta que montar um ballet de repertório é uma missão desafiadora, mas nenhum obstáculo sobrepõe a emoção do trabalho pronto. “Dom Quixote é um ballet divertido, alegre e moderno. É a evolução de uma pessoa que sonha, que ama, que acredita no amor, acredita na fantasia e é tudo que o ser humano precisa. Principalmente nesse momento que a gente vive. É um ballet que bota para cima. Estamos com uma equipe muito boa, inclusive com crianças e adolescentes dançando.”

Dom Quixote moderno

Na terceira sessão, os bailarinos voltam à atualidade para interpretar uma visão moderna da obra, utilizando as danças urbanas, o jazz e o contemporâneo. “Neste momento, utilizamos as linguagens modernas de corpo e movimento para mostrar como seria o Dom Quixote nos dias atuais. Aquele cara que tenta se livrar das implicações causadas pelas novas tecnologias, pelas redes sociais para viver a cor da vida, da proximidade, do real e do afeto”, conta o professor e coreógrafo Rodrigo Mena Barreto.

10 anos sem o Teatro Nacional

Se estivesse em atividade, o espetáculo seria apresentado no Teatro Nacional, como foi por muitos anos, como recorda Lúcia Toller. “Desde 1962 a academia apresentava espetáculos no Teatro Nacional. Já não era um teatro que dava condições, mas mesmo assim, tinha a boa vontade de fazer. A arte precisa de zelo, constantemente prestando atenção para se melhorar. Mais um ano que se passa e o nosso teatro está fechado. As gerações que estão surgindo nem sabem que o teatro existiu. A continuação do trabalho que venho fazendo desde 62 é importante porque atravessam gerações, dão dança, teatro e movimento. Reacendem, até o habito de pessoas de irem ao teatro", destaca. 

Programação

Quinta-feira (1/12)

17h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 1)
19h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 2)
21h - Espetáculo “O Novo Dom Quixote”

Sábado (3/12)

16h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 1)
18h30h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 2)
21h - Espetáculo “O Novo Dom Quixote”

Domingo (4/12)

16h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 1)
18h30h - Dom Quixote, ballet de repertório (Grupo 2)
21h - Espetáculo “O Novo Dom Quixote”

Serviço

1, 3 e 4 de dezembro, no Teatro da Unip (SGAS 913). Os ingressos custam R$ 100 e R$ 50 (meia) e podem ser adquiridos até sábado (3/12), na recepção da academia Lúcia Toller, na 108 sul. Mais informações através do número (61) 3443-4015.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação