Luto

Autoridades lamentam morte da escritora Nélida Piñon; leia as homenagens

Admiradores, amigos e pessoas ligadas à cultura brasileira usaram as redes sociais para se despedir da escritora, que foi a primeira mulher a ser presidente da ABL

Camilla Germano
postado em 17/12/2022 18:16 / atualizado em 17/12/2022 19:36
 (crédito: Reprodução/Instagram @nelidapinonoficial)
(crédito: Reprodução/Instagram @nelidapinonoficial)

Após a morte da escritora Nélida Piñon, mundialmente reconhecida pelo trabalho literário — neste sábado (17/12) — várias autoridades e entidades prestaram homenagens para Nélida. 

Ruy Castro, um dos imortais da ABL, confirmou a morte de Nélida ao Jornal GNews, da GloboNews e afirmou que Nélida viveu em função da literatura: "Viveu para a literatura, ela foi uma das primeiras mulheres a integrarem a academia e abriu portas para outras (mulheres)”. “A delicadeza, a gentileza é uma marca dela e ainda transparece na obra dela”, disse Castro.

Em nota, o ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque declarou que perdeu uma das escritoras que mais amava e uma amiga que admirava. "O Brasil perdeu, a literatura mundial perdeu as letras portuguesas ainda mais e as brasileiras muito muito mais. Perdi uma de minhas escritoras preferidas e uma amiga a quem admirava. Apesar da idade e da doença ainda tinha muito a dar à humanidade", pontuou.

O ex-secretário de educação do estado de São Paulo Gabriel Chalita também fez uma homenagem à escritora em suas redes sociais. "Cultivadora dos mais lindos sentimentos compreendeu a vida e a literatura. Amiga amada, descanse em paz", escreveu.

O poeta Marco Lucchesi postou um vídeo em suas redes sociais em que homenageia Nélida relembrando seus principais trabalhos. Ele também afirmou estar em lágrimas e sem palavras. "Nélida tinha uma capacidade notável de reunir energias poéticas e de certo modo também proféticas a partir de um contexto profundo de encantamento da palavra, encantamento antropológico da península ibérica e dessa relação que ela construiu com o Brasil justamente naquele grande romance 'A república dos sonhos", ressaltou ele.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), líder da bancada feminina do Senado Federal, manifestou os sentimentos pela morte de Nélida.

Anunciada como futura ministra da Cultura do governo Lula, Margareth Menezes também lamentou a partida de Nélida. "O país perde uma de suas maiores escritoras. Tenho certeza que seu legado seguirá conosco, vivo em suas obras. Meu abraço aos amigos e familiares".

O jornalista Gerson Camarotti fez uma postagem emocionado e compartilhou uma foto ao lado da escritora. "Que tarde mais triste para a cultura brasileira", escreveu ele.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação