Transfobia

Atriz relata ter escutado falas transfóbicas de funcionários do CCBB do Rio

Maria Lucas fez um longo relato pelas redes sociais e afirmou ter sido tratada com pronomes masculinos por funcionários do local

Correio Braziliense
postado em 27/01/2023 18:56
 (crédito: Reprodução/Instagram @marialucaxx)
(crédito: Reprodução/Instagram @marialucaxx)

A atriz Maria Lucas usou as redes sociais para relatar um caso de transfobia que sofreu de funcionários do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ). Na postagem feita nos stories do Instagram na quinta-feira (26/1) a atriz revelou que usavam pronomes masculinos para conversar com ela ou sobre ela. 

No relato, Maria Lucas diz que estava ensaiando no local há duas semanas e que tentou dialogar com os funcionários. "Funcionários do CCBB-RJ constantemente me chamando de ‘ele, senhor, amigão’. E agindo com deboche quando eu os corrijo”, contou ela. 

De acordo com a postagem, ela avisou aos produtores do projeto e disse que o próximo passo será um processo por transfobia. "Faz alguns meses que uma outra amiga trans fez um trabalho neste local e sofreu esses mesmos abusos”, contou também. 

"A cisgeneridade insiste em nos expulsar, de diversas formas, de todos os espaços. Isso é desumano!”, finalizou na postagem. 

Em nota encaminhada ao Correio, o CCBB do Rio informou que não tolera qualquer prática preconceituosa e que entrou em contato com a empresa responsável pela segurança para afastar os dois envolvidos.

A nota informa também que o CCBB aplica, frequentemente, treinamento para os quase 400 colaboradores para "oferecer recepção acolhedora e respeitosa a todos os públicos que frequentam seus espaços. 

Confira a nota na íntegra: 

O CCBB Rio de Janeiro não tolera qualquer prática preconceituosa e manifesta sua indignação com o ocorrido. O Centro Cultural preza pelo respeito à diversidade e já notificou a empresa de segurança contratada, com o afastamento imediato dos dois profissionais envolvidos.

Para oferecer recepção acolhedora e respeitosa a todos os públicos que frequentam seus espaços, o CCBB aplica, de forma frequente, treinamento para seus quase 400 colaboradores.

O CCBB tem como propósito receber todas as manifestações artísticas que representam a diversidade da sociedade brasileira. O Centro Cultural considera-se “palco” da pluralidade e do debate de ideias. Sendo assim, tomará todas as medidas administrativas cabíveis para preservar esses preceitos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE