Stand-up

Humorista Rafael Cortez se apresenta em Brasília com show inédito

Com novo stand-up, Rafael Cortez celebra 15 anos de carreira. O humorista apresenta ‘O homem nu’ na Worlld Brasília, neste domingo (12/2)

Isabela Berrogain
postado em 12/02/2023 11:49
 (crédito: Disney/Divulgação)
(crédito: Disney/Divulgação)

Completando 15 anos de comédia stand-up, Rafael Cortez celebra um novo momento na vida e, consequentemente, na carreira. O homem nu é o novo show de Rafael, que aborda, no espetáculo, temas como envelhecimento e casamento. Na capital federal, o ex-CQC realiza apresentação única da peça neste domingo (12/2), na Worlld Brasília.

Em entrevista ao Correio, Rafael conta que o show nasceu da necessidade de uma renovação. “Eu precisava fazer uma atualização do meu repertório de comédia, e essa é uma das coisas mais difíceis para um comediante que não para de fazer show, mas que vai envelhecendo. É dizer coisas que sejam verdadeiras diante do que ele está vivendo”, avalia.

No ano passado, o comediante se tornou pai de uma menina, Nara, fruto do relacionamento de longa data com Marcella Calhado. “Eu estou casado, com uma filha, então tive que atualizar meus repertórios, porque meus shows eram típicos de um cara que fazia sucesso e era solteiro. À medida que os anos foram passando, ficou meio ridículo fazer um show em que eu falava sobre pegação e balada, coisas que eu vivia há 15 anos”, explica.

Em O homem nu, Rafael retrata as realidades em que vive atualmente. “Meu show novo fala exatamente dessa fase de vida em que estou agora, que é meio a andropausa, um tema que ninguém fala muito. Se fala muito da menopausa, mas não se fala da menopausa masculina — a andropausa. Eu achei que seria um tema interessante, falar abertamente sobre, por exemplo, monogamia e sobre libído caindo, coisa que nenhum homem admite, mas acontece”, opina. “É um show muito transparente, que encara as realidades e o envelhecimento”, assegura. “Quem quiser boas histórias, vai gostar do meu stand-up”, completa.

O título “apelativo” da apresentação, assim definido pelo próprio comediante, tem significados mais profundos que apenas o literal. “Ninguém vai me ver nu, não tem nenhum homem nu”, ri. “É um homem nu no sentido de ser corajoso o suficiente para reconhecer coisas que, por um machismo estrutural, os homens não reconhecem”, expõe. “Os homens são muito machistas e covardes para reconhecer suas fraquezas, e esse show não tem nenhum veste para as minhas imperfeições. Sou eu nu de preconceitos, nu de ego”, complementa.

Além da atualização no repertório de piadas, o show conta com outra novidade: a volta dos sets musicais. O comediante, que também é músico e autor de discos autorais, não tocava violão nas apresentações de stand-up desde 2015. “O show deu uma crescida muito legal depois da volta do violão, as pessoas adoram o set musical”, relata.

15 anos de carreira

Ao longo dos 15 anos de carreira no humor, Rafael Cortez destaca “não lutar contra o tempo que vive” e “saber envelhecer” como os principais aprendizados. “Eu não sou um comediante que está com a cabeça de 2008, 2010, fazendo show em 2023. Eu não sou o tipo de comediante que sente a necessidade de fazer show impondo à plateia ou à crítica o meu modus operandi de piada. Um dos maiores aprendizados foi entender que, se a gente está em 2023 e existe um patrulhamento ideológico maior, um politicamente correto mais em voga e vários temas são mais sensíveis, é preciso lidar com isso e seguir em frente”, diz.

Outro aprendizado de Rafael, mais recente, mas tão valioso quanto os demais, foi o nascimento da filha. “Eu morro de medo de viralizar uma piada minha ou um conteúdo meu que, em algum momento, a Nara vá olhar e falar: “Nossa, que babaca”. Eu tenho uma menina que já vai enfrentar milhares de preconceitos, violências e desigualdades. Ela não pode ter um pai tóxico, que dissemina o machismo”, afirma.

Serviço

O homem nu
Domingo, às 21h, na Worlld Brasília
Ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla, a partir de R$ 50

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE