Em clima de carnaval, o CCBB montou uma programação especial para as crianças. No sábado e no domingo, o espaço oferece ações educativas com a exposição A invenção da cor: magic square #3. Além disso, na terça-feira será a vez da Fanfarrita, um bailinho de carnaval planejado para bebês e crianças.
"O público vai viver um momento de diversão em família, celebrar a cultura popular, a cultura do carnaval, mas também a arte contemporânea, unindo o melhor dos dois mundos", avisa Vinícius Brito, coordenador do CCBB Educativo.
As ações educativas com a exposição A invenção da cor: magic square #3 vão se concentrar em oficinas de Parangolés inspirados no projeto de Hélio Oiticica em um espaço aberto à experimentação e à fantasia. O projeto envolve a criação de capas, faixas e bandeiras construídas com tecidos e plásticos para vestir, correr e dançar, vivenciando o que o artista chamou de livre expressão. "Hélio trabalhava também com o campo da dança, pelo seu vínculo com a escola de samba Mangueira, como uma pintura em movimento. Dessa forma, o público é uma parte da obra, com o corpo", diz Brito. "As crianças irão aprender questões de composição de cor, cores primárias, confeccionar o próprio parangolé, com tecidos de diferentes texturas e bastante brilho, por conta do carnaval. Além de aprender a sair do tradicional da pintura no papel e ver que o próprio corpo pode participar do processo artístico", completa.
O bailinho de carnaval Fanfarrita é um fanfarra petit de Brasília, ou seja, é perfeito para crianças de todas as idades. "A ideia é que os pequenos tenham um primeiro contato com o que é o carnaval, de uma forma menor e controlada", explica Toscanini Heitor, um dos músicos, responsável pela zabumba da banda. Para compor o repertório musical ele conta com Francisco Oswald (sax tenor), Pedro de Castro (sax alto), Laudemar Dourado (trombone) e Victor Venarusso (caixa). "É uma banda mais enxuta, não é muito barulhento, não assusta as crianças", avisa Toscanini. Com a junção de músicas infantis, marchinhas e músicas populares, o Fanfarrita é diversão garantida para a criançada.
*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco
Notícias gratuitas no celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.