CUIDADO

15 dicas indispensáveis para passar um carnaval mais seguro em 2023

Foliões que querem aproveitar o carnaval sem inconveniências devem atentar para as orientações das polícias Militar e Civil

Wellington Barbosa - Estado de Minas
postado em 15/02/2023 16:23
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

O carnaval é um momento de alegria e diversão para muitas pessoas, mas nem sempre são estes sentimentos presentes, como qualquer evento que envolve multidões, podem acontecer contratempos que deixarão dores de cabeça à você durante a folia.

Para evitar inconvenientes no carnaval, as polícias Militar e Civil está dando dicas aos foliões que têm a intenção de curtir a festa carnavalesca sem nenhum problema.

Confira dicas das polícias para o carnaval:

  • Evite a exposição do aparelho em locais de grande movimento. Se precisar atender uma chamada ou acessar as mídias sociais, procure um local mais protegido. Seja rápido e discreto.
  • Ao transitar em lugares de grande aglomeração, fique atento a esbarrões e empurrões.
  • Insira você mesmo o cartão na maquininha, se atente ao valor e verifique se está certo.
  • Ao utilizar aplicativos de transporte, cheque antes as informações do motorista e do carro, compartilhe a corrida com os seus contatos de confiança e ao fim verifique se a viagem foi finalizada.
  • Apalpar, encoxar ou apertar é crime e se chama Importunação Sexual! É a prática de ato libidinoso contra alguém e sem sua anuência, com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Não se cale! Denuncie!
  • Digite *#06# no seu celular, que o número de série aparecerá no visor. De posse deste número a PM poderá, no ato de apreensões e/ou abordagens a pessoas suspeitas, identificar a origem dos aparelhos e, constatando-se irregularidades, fazer a prisão de autores pelo crime de receptação.


Você estará mais seguro se: 

  • Evitar brigas e confusões. Caso veja alguma, procure um local seguro e distante.

  • Leve somente o necessário. Procure não sair com itens de valor e com cartões de limites muito altos.

  • Carregue seus pertences de forma firme, de preferência próximo ao corpo. Evite deixar dinheiro, carteira ou celular nos bolsos ou em locais de fácil acesso.

  • Doleiras e pochetes são ótimas medidas contra roubos.

  • Jamais reagir a um assalto, entregue o que a pessoa pedir. Procure memorizar os traços, sinais particulares e roupas dos infratores, repassando as informações para a Polícia.


Seu veículo estará mais seguro se você: 

  • Estacionar em locais iluminados e movimentados.

  • Manter os vidros fechados, portas travadas e alarme acionado.

  • Não dar carona a desconhecidos.

  • Não deixar objetos à vista.

Notícias gratuitas no celular


O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:


Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE