Dança

Projeto cultural oferece aulas de dança gratuitas para jovens

Projeto ‘Conexão África’ propõe aulas práticas e teóricas sobre a dança afro contemporânea. Um total de 60 vagas será disponibilizado para alunos de Itapoã, São Sebastião e Varjão

Correio Braziliense
postado em 22/02/2023 16:11 / atualizado em 22/02/2023 16:11
 (crédito: Max Lage )
(crédito: Max Lage )

O projeto Conexão África está com inscrições abertas até 7 de março para aulas gratuitas de dança afro contemporânea. Serão disponibilizadas 60 vagas para alunos de Itapoã, São Sebastião e Varjão. No total, são 20 vagas para as três regiões administrativas. As oficinas são divididas em duas etapas, a primeira para as oficinas de dança com os professores Dilo Paulo e Lenna Siqueira e a segunda para uma apresentação conduzida pelo professor Idio Chichava.

As vagas serão abertas exclusivamente para os moradores acima de 16 anos de Itapoã, São Sebastião e Varjão. Metade das vagas serão direcionadas com prioridade para alunos negros autodeclarados e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em nota enviada ao Correio, o realizador do projeto, Sérgio Bacelar, explica que é de grande importância apresentar a arte de vanguarda negra na dança para os jovens.

As atividades propostas nas oficinas vão além do ensino prático da dança afro contemporânea. As aulas teóricas também fazem parte do currículo e os professores Dilo Paulo e Lenna Siqueira monitoram uma oficina sobre expressividade e performance em libras e uma roda de debates sobre as temáticas abordadas em cada coreografia. Entre os 60 alunos selecionados, apenas 20 receberão uma bolsa de R$ 50 para custear o transporte.

Os mestre da dança afro contemporânea

O coreógrafo e dançarino Dilo Paulo, da companhia de dança Corpus entre os mundos, é um dos professores das oficinas gratuitas. Em 2010, ele ganhou o prêmio street dance cuca de melhor grupo de hip hop em Luanda (Angola). Já a professora Lenna Siqueira foi uma das bailarinas de abertura das paraolimpíadas em 2016 e já performou nos palcos do Rock in Rio em 2017.

O coreógrafo e dançarino moçambicano Idio Chichava é o professor responsável pela segunda etapa do projeto, que consiste na apresentação da performance. O coreógrafo já trabalhou como diretor artístico da companhia moçambicana de dança Converge mais. Este novo projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Para participar das oficinas é necessário fazer as inscrição por meio deste formulário: https://forms.gle/wrdQ6g25FASAraZt5

 

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE