Literatura

BNB promove encontro de escritoras do Centro-Oeste

O evento Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste conta com exposição, sarau e mesas temáticas, além de homenagear a escritora Maria Valéria Rezende

Correio Braziliense
postado em 16/03/2023 15:24 / atualizado em 16/03/2023 15:27
 (crédito: Divulgação: Adriano Franco)
(crédito: Divulgação: Adriano Franco)

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec), promove, a partir desta quinta-feira (16/3) e sexta-feira (17/3), pela primeira vez, o Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste.

Com exposições e mesas temáticas, o evento terá como homenageada a educadora e escritora Maria Valéria Rezende,autora de obras como No risco do Caracol, Ouro dentro da Cabeça, Quarenta Dias, Outros Cantos e O voo da guará vermelha.

A programação segue as celebrações do Mês Internacional da Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo o marco na defesa do direito das mulheres. Beth Fernandes, escritora e chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secec, diz que o evento vem como uma forma de incentivo e difusão, além de incentivar o comércio de obras de autoria femininas.

“Valorizar a escrita da mulher contemporânea, abrindo canais para difusão e troca, foi o principal motivo para a organização do evento. Se os caminhos para a difusão, e mesmo a comercialização, das obras dessas escritoras já são difíceis nos polos tradicionais, o Centro-Oeste tem uma carência ainda maior, pela distância dos grandes centros, que infelizmente ainda se mantém”, explica Beth em nota divulgada no portal online da Secec.

Em entrevista à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Sesec), a homenageada do evento, Maria Valéria Rezende fala sobre a importância de textos e livros escritos por mulheres. "O mais importante é que se torne claro para as próprias mulheres escritoras e para leitoras e leitores em geral que a palavra elaborada pelas mulheres é fundamental, indispensável para compreender, da maneira mais ampla e profunda possível, a experiência humana e suas possibilidades de desenvolvimento”, explica Maria.

O encontro regional das letras vem como uma forma de proporcionar uma troca e intercâmbio entre diferentes escritoras da região, em busca de valorizar e incentivar as produções de histórias escritas por mulheres. O evento é aberto ao público (sem necessidade de inscrição, mas sujeito à lotação do espaço).

* Com informações do portal online da Sesec

Serviço


Encontro Regional das Letras: Mulheres Escritoras do Centro-Oeste
Nesta quinta-feira (16/3) e sexta-feira (17/3), na Biblioteca Nacional de Brasília. Evento aberto ao público, não há necessidade de inscrição (sujeito a lotação).

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE