Nikolas Ferreira

Nikolas: 'Eu sou trans, transformado, uma pessoa alcançada por Jesus'

Deputado federal divulga 'vakinha' para ajudar trans a 'fazer cirurgias, voltar ao sexo original e ter seus corpos conforme eles nasceram'

Thiago Prata - EM
postado em 16/03/2023 14:44
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Alvo de críticas por ter entoado um discurso transfóbico há uma semana, no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, na Câmara, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse nesta quarta-feira (15/3) que é “trans, transformado”. “Sou uma pessoa que foi alcançada por Jesus”, completou.

A fala dele foi mote para uma campanha para pessoas as quais Nikolas rotula como “minoria da minoria”.

Faço aqui um desafio para todos da esquerda, que nos atacaram e disseram que éramos homofóbicos e transfóbicos, por discordar de várias questões que coloquei. Estamos colocando uma ‘vakinha’ para vocês de esquerda e deputados, que possam contribuir para que eles (trans) consigam fazer cirurgias, voltar ao sexo original e ter seus corpos conforme eles nasceram", afirmou o deputado federal em seu perfil no Twitter.

Para divulgar essa campanha, ele apresentou algumas pessoas que são, segundo o deputado federal, “ex-travestis”. “Isso aqui é uma prova que estamos lutando por pessoas, e não somente por uma ideologia", comentou.

E concluiu: "Clamo a todos os ativistas de esquerda e à comunidade LGBT para olhar para essas pessoas, que são a minoria da minoria".

Discurso transfóbico

No último dia 8, Nikolas Ferreira utilizou uma peruca para entoar um discurso transfóbico. No dia seguinte, atacou o ativismo LGBTQIA+, por meio das redes sociais.

“O ativismo LGBT é o ativismo mais persecutório que existe. Ou você concorda ou deve ir para a cadeia. Cadeia que não pode abrigar menores que cometem estupro, latrocínio ou roubo, mas pode abrigar um deputado que está no seu exercício", disse o deputado federal, utilizando ironia em declaração divulgada em suas redes sociais.

Repercussão ao discurso transfóbico

O discurso de Nikolas do dia 8 foi repudiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL): "O plenário da Câmara dos Deputados não é palco para exibicionismo e muito menos discursos preconceituosos. Não admitirei o desrespeito contra ninguém. O deputado Nikolas Ferreira merece minha reprimenda pública por sua atitude no dia de hoje”.

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) rotulou Nikolas como “moleque de quinta série”.

A também deputada Duda Salabert (PDT-MG) entrou com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal para que o "parlamentar responda criminalmente pelas suas falas”. “Entendemos que imunidade parlamentar não blinda nenhum deputado de ato criminoso”, comentou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE