LUTO

Morre, aos 79 anos, Gilmara Sanches, dubladora de 'Os Cavaleiros do Zodíaco'

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT. A emissora de Silvio Santos emitiu uma nota de pesar nesta quarta-feira (29/3).

Davi Cruz*
postado em 30/03/2023 17:13 / atualizado em 30/03/2023 17:49
 (crédito: CavZodiaco/Divulgação)
(crédito: CavZodiaco/Divulgação)

A atriz, dubladora e diretora de dublagem Gilmara Sanches morreu nesta quarta-feira (29/3), aos 79 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do SBT, que comunicou a morte por meio de uma nota de pesar. A causa da morte não foi revelada. A artista passou a conquistar fãs a partir de 1994, ano em que viveu a primeira voz brasileira da personagem Marin de Águia no fenômeno Os Cavaleiros do Zodíaco.

"A família SBT lamenta o falecimento da atriz e dubladora Gilmara Sanches. Com uma personalidade marcante e exuberante, chamava atenção pela perfeita dicção e análise profunda dos candidatos, mesclando momentos sérios com extremo bom humor, sendo lembrada até os dias atuais pela face de jurada. Gilmara deixou sua marca nos 60 anos do Programa Silvio Santos, e o SBT deseja que Deus conforte o coração dos familiares neste difícil momento, entre eles à sua irmã, a também atriz Elaine Cristina”, informa a emissora de Silvio Santos em nota de pesar.

Gilmara Sanches começou a carreira artística na rádio, aos 11 anos. Alguns anos depois chegou à televisão, com participações memoráveis em séries da TV Record, entre elas A Turma do Sete, Fiorella e Mandrake. Também no cinema, a dubladora fez aparição no longa Betão Ronca Ferro, filme de Mazzaropi. No fim da década de 1970, passou a integrar o corpo de jurados do programa Show de Calouros, apresentado por Silvio Santos.

A voz dela começou a conquistar os fãs de dublagem a partir de 1994, quando viveu a primeira versão brasileira da personagem Marin de Águia no desenho Os Cavaleiros do Zodíaco, exibido pela extinta TV Manchete. Gilmara também foi a primeira voz da Sailor Mercury, para a primeira temporada de Sailor Moon, exibida em 1996 pela mesma emissora.

O envolvimento com os animês se acentuou ao longo dos anos 2000, quando dirigiu, pela Centauro, a versão brasileira de diversas séries como Pokémon (a partir da 7ª temporada), Super Onze, Kaleido Star (Layla), Dinossauro Rei ( Úrsula) e Viewtiful Joe ( Supu Rocket). Nos últimos anos, Gilmara dedicou-se à dublagem, cujo a trajetória é celebrada no meio por ter marcado diversos trabalhos.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.


Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE