Literatura

Judite Canha Fernandes é a vencedora da Residência Literária Flipoços

Concurso da Flipoços em parceria com o Camões Brasília escolheu a autora portuguesa como escritora vencedora de residência literária que visa a intensificar o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal

Correio Braziliense
postado em 01/04/2023 16:46 / atualizado em 01/04/2023 16:46
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Judite Canha Fernandes é a portuguesa vencedora do concurso Residência Literária Flipoços e Camões. A seletiva, exclusiva para portugueses, ocorreu entre os dias 20 de janeiro e 15 de fevereiro e o resultado foi decisão unânime do júri. Além de cumprir todos os requisitos do edital, a candidata se destacou pela proposta literária, na qual aborda Poços de Caldas, local da residência, e o estado de Minas Gerais.

Há três anos, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas lançou a Residência Literária em parceria com o Camões em Brasília. Em 2021, ela foi realizada virtualmente, devido à pandemia e, em 2022, presencialmente. Entre os participantes estão Teolinda Gersão e Joel Neto no primeiro ano e Afonso Reis Cabral no segundo.

Considerado um dos festivais literários brasileiros de maior relevância, o Flipoços também é um dos mais “portugueses”, tendo em vista que engloba todos os países que falam a língua portuguesa. Valorização da língua, intensificação das relações e intercâmbios culturais que enriqueçam a escrita dos autores são objetivos do evento.

Após o período da residência em Poços de Caldas, a autora segue para Belo Horizonte e Ouro Preto. O projeto é uma realização da GSC Eventos/Flipoços em colaboração com o Camões Brasília e conta com o apoio da CBL – Câmara Brasileira do Livro e da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP).

Nascida em 1971 na cidade de Funchal, em Portugal, Judite é doutoranda em Ciência da Informação, licenciada em Ciências do Meio Aquático e pós-graduada em Biblioteca e Arquivo. Apaixonada pela escrita desde pequena, apenas em 2015 se dedicou à publicação de poesias, ficções e teatro.

Entre 2011 e 2016, foi representante da Europa no Comité Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. Um passo para sul, seu livro de estreia, recebeu o Prémio Agustina Bessa Luís e Menção Honrosa no Prémio Literário Dias de Melo, foi também nomeado o melhor livro de ficção narrativa em 2019 pela Sociedade Portuguesa de Autores e faz parte do Plano Nacional de Leitura 2020-2027. Além deles, Judite também coleciona muitas outras premiações. 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE