Artes visuais

Projeção ‘Mulheres Além Mares’ homenageia personalidades ibero-americanas

Exposição conta com projeções de fotografias e vídeos mapping na cúpula do Museu Nacional da República, além de música com DJ Mica

Luíza Grecco Altoé*
postado em 30/03/2023 15:56 / atualizado em 30/03/2023 15:57
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A Praça do Museu Nacional da República recebe um espetáculo de iluminação intitulado Mulheres além mares, a partir das 19h desta na sexta-feira (31/3). Durante o evento, serão projetadas fotografias de mulheres ibero-americanas que são símbolo da luta feminina, além de vídeos mapping — imagens projetadas em estruturas de forma que transformam e dão vida à superfície. A entrada é gratuita e liberada para todas as idades.

Mulheres além mares apresenta 53 grandes personalidades femininas essenciais para o desenvolvimento e transformação da Íbero-América, conjunto de países cuja língua predominante é português ou espanhol. A ideia é que, a partir de uma seleção de algumas personalidades históricas, todas as mulheres sejam representadas. “A maioria das pessoas não conhece muitas dessas mulheres que foram de fundamental importância para o mundo”, comenta Tatiana Barros, assessora para assuntos culturais da Embaixada da Espanha.

Entre as escolhidas, Margarita Salas, Manuela Saenz, Rigoberta Menchú, Patrícia Mamona e Mercedes Sosa são algumas das homenageadas. Aída dos Santos, Alcione, Conceição Evaristo, Fernanda Montenegro, Marina Silva, Nise de Silveira, Sônia Guajajara e Sônia Guimarães representam o Brasil no evento. 

Segundo Tatiana, a iniciativa surgiu durante uma conversa entre os núcleos culturais das embaixadas ibero-americanas como forma de pontuar o compromisso com a igualdade de gênero e a luta das mulheres. Além das embaixadas da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Panamá, Portugal e República Dominicana, a proposta conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

A curadoria foi feita pelas próprias embaixadas envolvidas e também teve o apoio da Jaqueline Fernandes, idealizadora do festival Latinidades de Brasília.

Em 2022, Brasília ganhou o título de Capital Ibero-americana das Culturas, concedida para promover essas nações. Além da capital federal, o Rio de Janeiro recebeu esse título no ano 2000.

*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE