Oficina

Mulheres no Grafitti traz inclusão e gera renda para as comunidades

O Festival de Mulheres no Graffiti traz o protagonismo de mulheres, pessoas pretas, e LGBTQIAPN+ na produção artística do DF

Maria Luiza Castro*
postado em 17/04/2023 17:15 / atualizado em 18/04/2023 11:46
 (crédito: Divulgação: )
(crédito: Divulgação: )

O Festival de Mulheres no Graffiti e Artes Integradas conta com muita arte, dança, música, workshops, e oficinas comandadas pela artista Sabrina Falcão, conhecida no meio artístico como Nabrisa. A iniciativa tem como objetivo trazer um olhar feminino e inclusivo para a arte contemporânea. O evento ocorrerá nos dias 20, 22 e 29 de abril, e  4 e 6 de maio.

A artista conta que sua expectativa para o evento é impactar a comunidade de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente. “Vamos gerar renda e isso faz muita diferença pra quem é da periferia como eu sou”, relata Nabrisa.

A programação de abril será com as oficinas de grafite. No Galpão do Riso, na QS 405 Centro Comunitário, em Samambaia, no dia 22. No dia 29, no Espaço Por Elas (Sol Nascente, Condomínio Plaza Park, Chácara 114, conjunto B, casa 10, Trecho 3). E nos dias 4 e 6 de maio, em Ceilândia, no Jovem De Expressão (EQNM 18/20 Praça do Cidadão).

O evento tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. A artista Nabrisa conta que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de expressão e o grafitti é um riquíssimo instrumento de potencialização. A oficina terá turmas em abril, de 9h às 13h, e de 14h às 18h. As inscrições são gratuitas e se encerram nesta segunda-feira (17/4). Em maio, a turma será das 9h às 13h.

O evento também terá o concurso para grafiteiras, com inscrições até dia 24 de abril. Cada grafiteira produzirá uma obra nos dias 29 e 30 de abril no Galpão o Riso em Samambaia. O concurso vai proporcionar um prêmio em dinheiro para as autoras dos cinco melhores trabalhos. É permitido somente mulheres acima de 18 anos, e é necessário estar presente nas datas informadas.

Nabrisa destaca a importância do protagonismo feminino na arte contemporânea. "Continuar um legado, antes de nós vieram outras mulheres fortes, determinadas que foram e fizeram acontecer, mesmo com medo, para que pudéssemos hoje nós estar nesse lugar”, explica. No dia 13 de maio, no Galpão Do Riso, em Samambaia, o festival terá programação musical com rap, hip hop, poesia e grupo de breakdance, além da premiação do concurso das grafiteiras. Inscrições para a oficina podem ser feitas pelo formulário  até 17 abril. As inscrições para o concurso de grafiteiras pode ser feita pelo formulário até 24 de abril.

Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel*

 

Notícias pelo celular


Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.



Dê a sua opinião


O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE