Chorinho

Choro na Rua homenageia grandes músicos instrumentais brasileiros

Compositores históricos como Sivuca, Jacob do Bandolim e Pixinguinha formam o repertório do lançamento ‘Obrigado, Zé da Velha!"

Correio Braziliense
postado em 02/06/2023 16:38
 (crédito: Arthur Rangel/Divulgação)
(crédito: Arthur Rangel/Divulgação)

O coletivo fluminense Choro na Rua lançou, no dia 21 de abril, o disco Obrigado, Zé da Velha!, que homenageia vários dos maiores compositores e instrumentistas brasileiros. O objetivo é reunir a primazia do choro carioca com a interpretação de elite dos músicos que participam do grupo e da roda de choro que conquista o Rio de Janeiro.

O disco é o primeiro registro fonográfico da roda, que rotineiramente se dá na cidade maravilhosa. A proposta surgiu ainda em 2016, na Rua do Rosário, sob a tutoria do trompetista Silvério Pontes, somada à inspiração do lendário trombonista Zé da Velha. “O Choro na Rua prova que, se todos os músicos envolvidos assumirem firme a atitude de compartilhar, a fluência da execução e a energia do improviso ficam intactos”, conta o músico Henrique Cazes.

Músicas como Homenagem à velha guarda, de Sivuca, Receita de samba, do Jacob do Bandolim, e Cheguei, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, compõem o repertório das interpretações do disco, com 12 faixas no total. Alexandre Maionese, Daniela Spielmann, Dudu Oliveira, Silverio Pontes, Tiago Souza, Bebe Kramer, Vinicius Magalhaes, Charlles da Costa, Rogerio Caetano, Henrique Cazes, Netinho Albuquerque, Rodrigo Jesus e Alessandro Cardozo são os 13 membros do projeto.

Serviço

Obrigado, Zé da Velha!
Coletivo Choro na Rua. Produzido por Alexandre Maionese, Henrique Cazes, Rogerio Caetano, Silverio Pontes e Diego do Valle. Lançado pela Biscoito fino, 12 faixas, 53 min. Disponível gratuitamente nas plataformas digitais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação