festival

Inscrições para as oficinas do Favela Sounds encerram nesta terça

O maior festival de cultura periférica do Brasil fornecerá oficinas ligadas às narrativas periféricas com GG Albuquerque, Thiago Almas e Juliana Borges.

Correio Braziliense
postado em 01/08/2023 18:29 / atualizado em 02/08/2023 10:24
Nomes consagrados e novos talentos animarão a festa -  (crédito: Rômulo Juracy)
Nomes consagrados e novos talentos animarão a festa - (crédito: Rômulo Juracy)

O Festival Favela Sounds promove oficinas online gratuitas para acontecerem entre 8 e 25 de agosto, que antecedem o evento presencial, que terá início em 28 de agosto, com festival nos dias 1 e 2 de setembro. As inscrições para as oficinas estão abertas até hoje (1°/08) através dos links de cada oficina. Serão três oficinas voltadas a apoiar na formação de jovens periféricos na área de criação e desenvolvimento de narrativas.  

Entre 8 a 12 de agosto, o jornalista pernambucano GG Albuquerque ministrará a oficina "Estéticas e escutas periféricas". A oficina procura analisar a produção de músicas nas periferias, de gêneros como funk, bregafunk, arrocha e entre outros, sob a perspectivas da crítica da arte, sociologia, filosofia e comunicação. A partir de 14 a 18 de agosto, o diretor e roteirista Thiago Almasy, criador do canal do Youtube Na Rédea Curta, comanda a oficina "Criação de Roteiros para o Audiovisual na Web". O evento propõe subverter a forma clássica de construção de narrativas para diferentes plataformas de audiovisual.

Na última semana das oficinas, entre 21 e 25 agosto, a escritora e ensaísta Juliana Borges ministrará a oficina "Entre a literatura e a luta: narrativas para os novos futuros". A autora do best-seller Encarceramento em Massa, Juliana tem interesse na produção literária voltada a jovens e apresentará o texto como instrumento para transformação de realidades e de combate à intolerância. As programações presenciais do Favela Sounds 2023 ainda serão divulgadas e acontecerão no Museu Nacional da República. 

 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação