Na próxima quarta-feira (30/8), o filósofo estadunidense Edward Slingerland, lança seu mais novo livro, Embriagados: como bebemos, dançamos e tropeçamos em nosso caminho para a civilização (editora Krater). A obra — disponível em 10 idiomas — traz um misto entre psicologia social, arqueologia, história e neurociência, e investiga a relação intensa entre a humanidade e o consumo de bebidas alcoólicas.
O evento tem entrada gratuita e ocorre das 18h às 21h30, na Sebinho Livraria, Cafeteria e Bistrô, e conta com apoio da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal, do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e da Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva).
Além de discutir sobre a forma com que consumimos álcool, o autor propõe que o debate sobre o tema seja realizado livre de amarras, a fim de alcançar entendimento sobre os diversos usos e significados da bebida alcoólica através das sociedades e do tempo. “É importante reconhecer que o álcool não é apenas um produto químico psicoativo, mas também serve como portador de significado sociocultural”, afirma o autor, diz um trecho do livro.
Nesse sentido, o Singerland levanta uma certa arqueologia do produto. Ele afirma que todos os rituais sociais e religiosos envolvem álcool. Isso é evidenciado até mesmo em registros de cadáveres enterrados junto com álcool nas catacumbas. O autor até mesmo faz referências à bíblia na hora de discutir o tema. “O primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho”, destaca no texto.
Para o escritor, a importância da bebida é tanta que até mesmo teria sido vetor importante na formação de grupamentos humanos, que abandonam a guerra para constituir civilização.
Professor de filosofia na Universidade de British Columbia, Singerland também participa nos Departamentos de Psicologia e Estudos Asiáticos. O acadêmico já lecionou nas Universidade do Sul da Califórnia, do Colorado, de Colúmbia Britânica e Boulder.
Além dele, participará do lançamento o professor Glauco Caon, um dos primeiros cervejeiros artesanais do Brasil e cofundador da Associação de Cervejeiros Caseiros do RS (Acerva Gaúcha). Iberê Moreno, Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)e professor de História e Política Internacional nos cursos de Relações Internacionais, Negócios e Comunicação, na Universidade Anhembi Morumbi, também marca presença no lançamento.
Não fique de fora!
Data: Dia 30 de agosto, das 18h às 21h30
Local: Sebinho Livraria, Cafeteria e Bistrô. Endereço: BL C - Comércio Local Norte 406, Loja 44 - Asa Norte, Brasília - DF, 70847-530
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br