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Spotify divulga dados da receita gerada por músicas no streaming

Até 2022, o Spotify já pagou quase US$ 40 bilhões para a indústria da música no mundo, incluindo os royalties por gravação e por publicação.

O termo royalties equivale ao percentual em cima do dinheiro obtido com o uso ou a comercialização de um bem. Na plataforma do Spotify, para cada música tocada, o artista que possui os direitos autorais da obra recebe um valor, que são os royalties. A empresa, uma das pioneiras em streaming de música, divulgou dados sobre o faturamento em royalties durante o ano de 2022.

O Spotify paga cada vez mais royalties por streaming todos os anos, levando receitas e crescimento sem precedentes para os detentores de direitos de artistas e compositores. Em 2022, o Spotify ajudou a gerar mais de 20% de toda receita gerada por gravações de músicas no mundo todo, um salto em relação a 2017, quando essa porcentagem era menor que 15%. Esse é um dos números recentemente adicionados ao site Loud & Clear, que mostra os progressos significativos em direção a uma indústria musical mais saudável e diversificada.

Além das informações sobre royalties de 2022, o site apresenta uma nova lista de principais aprendizados, mais detalhes sobre a geração de receita ao longo dos anos e o número de artistas que ultrapassaram a marca de US$ 10 milhões em receita. Além de dados, o site apresenta dois vídeos sobre como o dinheiro flui, em relação aos royalties editoriais da indústria, e outro que conta as histórias de artistas que conseguiram "vender" seus produtos pelo streaming.

Os pagamentos totais do Spotify para detentores de direitos das músicas estão chegando a US$ 40 bilhões. Quase 70% da receita gerada com música retorna para a indústria em royalties para os detentores de direitos. O número de artistas que geram mais de US$ 10 mil mais que dobrou nos últimos cinco anos. Em 2022, pela primeira vez, 10.100 artistas geraram pelo menos US$ 100 mil só no Spotify, 230% do que era cinco anos atrás. O streaming facilitou a entrada dos artistas que tinham dificuldade em conseguir oportunidades no passado, agora encontram novos públicos, inclusive em outros países. No Spotify, existem cerca de 200 mil artistas profissionais ou aspirantes em nível global, e eles geraram 95% de todos os royalties em 2022.

O streaming mudou o ecossistema da indústria, reduzindo as barreiras para os músicos e democratizando o acesso à música para ouvintes de todas as partes. Os artistas não precisam mais de um orçamento enorme para criar, distribuir e compartilhar a arte deles com o mundo. Na era do CD, o grosso das receitas era gerado na semana de lançamento. Só que os serviços de streaming aumentaram o tempo de relevância das músicas, impulsionando os valores de aquisição históricos de vários catálogos.

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