DIGITAL

Streaming relevante: plataformas atraem grandes nomes do entretenimento

O ano ficou marcado pela chegada de personagens queridos às plataformas

Pedro Ibarra
postado em 28/12/2021 06:00
 (crédito:  David Lee/Netflix/Divulgação)
(crédito: David Lee/Netflix/Divulgação)

Grandes cineastas e estrelas do cinema têm apostado nas plataformas como forma de multiplicar o público. Este ano foi marcado por recordes e consolidação dos serviços de streaming no mercado cinematográfico. Sinais de qualidade despontam na lista dos indicados das próximas, e futuras premiações: produções originais Netflix — Ataque dos cães, Não olhe para cima e Tick, tick… boom! —, além do longa Ritmo do coração (via Apple TV ) prometem figurar. Fatores que ainda esquentam a disputa dos streamings no Oscar estão na projeção de Being the Ricardos (Amazon Prime Video) e A tragédia de Macbeth (Apple TV ) em categorias relevantes do Globo de Ouro e do Critics Choice Awards.

O ano ficou marcado pela chegada de personagens queridos às plataformas: a animação Luca assinalou o primeiro longa da Pixar original para o serviço, enquanto o rei Akeem também voltou para Nova York diretamente no streaming em Um príncipe em Nova York 2. A família Soprano, da grandiosa série que durou de 1999 a 2007, voltou às telinhas, mas empacotada no badalado filme The many saints of Newark. E Rachel, Ross, Phoebe, Monica, Chandler e Joey se reencontraram 25 anos depois em um especial não roteirizado de Friends.

Estrelato

O ano foi também de acompanhar grandes nomes do cinema em empreitadas no streaming. É o caso do ator Dwayne "The Rock" Johnson, que estrelou o aventuresco Jungle Cruise na Disney , e a película de ação com Gal Gadot e Ryan Reynolds, Alerta vermelho, da Netflix. Idris Elba, Lakeith Stanfield e Jonathan Majors deram uma nova visão aos bang-bangs com Vingança & castigo. O diretor Peter Jackson (de O senhor dos anéis) investiu em contar a história dos Beatles no documentário Get back da Disney . Ainda na música, o comediante Bo Burham foi a surpresa do ano, com o monólogo musical pandêmico Inside, exclusivo da Netflix.

No Brasil, Maísa continua dominando a Netflix e estreou o longa Pai em dobro, porém agora tem a companhia de Rodrigo Santoro, que esteve entre os mais vistos da plataforma por semanas com o longa 7 prisioneiros. A história de crime e tragédia protagonizada por Suzanne Von Richtofen foi contada em dois longas da Amazon: A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais. Numa crescente, as produções nacionais conquistam espaço, e, em 2022, há expectativa de mais filmes brasileiros nas plataformas.

Mais um ano de séries

Carro-chefe dos streamings, as séries foram novamente gigantes. A Disney Plus apostou no universo da Marvel e entregou cinco séries de super-heróis, recordes de visualizações e usuários e até Emmys, com destaque para WandaVision. A HBO Max chegou ao Brasil com sucessos como Succession e Mare of Easttown. E a Netflix, mais uma vez, surpreendeu a todos com o fenômeno mundial e recordista de reproduções Round 6, uma série coreana que conquistou o planeta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A menina que matou os pais
    A menina que matou os pais Foto: Amazon Prime/ Divulgação
  • Favorito, Ataque dos cães é o recordista em indicações, com 12 delas
    Favorito, Ataque dos cães é o recordista em indicações, com 12 delas Foto: Netflix/divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação