Redes Sociais

Live de NPC: entenda a nova trend do Tiktok que rende valor surpreendente

A nova trend consiste em imitar personagens não jogáveis de games durante lives, em troca de presentes e pagamentos em dinheiro

NPC significa non-playable character (personagem não jogável, em tradução livre) -  (crédito: Reprodução/Tiktok)
NPC significa non-playable character (personagem não jogável, em tradução livre) - (crédito: Reprodução/Tiktok)
Cecilia Sóter
postado em 12/09/2023 17:45 / atualizado em 13/09/2023 22:51

Você já se deparou com uma live no Tiktok em que o usuário parece imitar um personagem? Pois é, essa é a nova trend da rede social em que os tiktokers reproduzem os trejeitos e até a voz de NPCs —  non-playable character ("personagem não jogável", em tradução literal).

Esses personagens são colocados nos jogos eletrônicos como figurantes, que às vezes até interagem com os players, mas as ações são controladas pelo próprio game. 

A nova trend consiste em imitar esses personagens e suas características durante lives, em troca de presentes e pagamentos em dinheiro. Apesar de terem virado piada, os usuários estão ganhando uma boa quantia de dinheiro.

Alguns já faturam entre R$ 30 mil e R$ 50 mil. A prática começou com a tiktoker PinkyDoll. Em entrevista ao New York Times, ela revelou que sua intenção era ser "adorada" pelos seus seguidores, mas que rapidamente virou uma tendência.

@zom2db @Pinkydoll is the queen of NPC. She changed the game and is the creator of the NPC trend. I must admit when i first started on TikTok it was hard to learn how to engage. Its like walking into a crowded room and they give you the mic and you have to figure out how to entertain everyone. Being an NPC forces you to learn how to engage and this is a skill needed in every day life. Thanks Pinkydoll for being a positive influence! Get your bag! This Galaxy is a small gift for a priceless lesson you taught me ?????????? #pinkydoll #npc #engagement #positive #influence ? original sound - Zombie

Alguns usuários, no entanto, começaram a ganhar fama fazendo paródias e "zoando" esses tiktokers, e estão lucrando tanto quanto eles. É o caso de Junior Caldeira e Felipe Bressanim, os dois brasileiros.

@cortes.dby o junior caldeirão fazendo live de NPC foi demais pra mim ???????????????? #juniorcaldeiron #juniorcaldeirao #npc #npcreations #livetiktok #famosos #fy ? som original - Deb Sousa

@ksalles7 felipebressanim ? Kkkkkk #felipebressanim #felca ? Cena Engraçada e Inusitada - HarmonicoHCO

NPC sem dinheiro

O criador de conteúdo Jhonatas Silva fez um vídeo no Instagram desencorajando as pessoas a darem dinheiro nas lives de NPCs. "Você nunca deve mandar presentes para o NPC das lives. Depois você vai se arrepender. As lives de NPC são feitas por pessoas normais", alerta ele no vídeo.

Ao Correio, o jovem influencer afirma que esse tipo de conteúdo faz tanto sucesso porque gera uma sensação de poder. "Isso porque, com um clique na tela, ela consegue fazer a pessoa que ela admira ter uma reação exagerada em resposta a sua ação", pontua.

Jhonatas afirma que quem vive de criar conteúdo na internet não tem outro caminho a não ser entrar nas trends para ter sucesso. "Quando a gente vê um assunto que está em alta, temos que 'surfar' na onda para ter engajamento. A mesma coisa é com as dancinhas do Tiktok, por exemplo. Várias meninas dançam a música do momento porque viraliza, porque a música já está estourada", explica.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação