Cultura & Entretenimento

6 livros infantis para dar de presente no Dia das Crianças

Confira sugestões incríveis para incentivar a leitura dos pequenos

Escolher livros como presente estimula a imaginação infantil e o aprendizado (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock) -  (crédito: Edicase)
Escolher livros como presente estimula a imaginação infantil e o aprendizado (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock) - (crédito: Edicase)

No Dia das Crianças, escolher um presente que seja divertido e educativo pode fazer toda a diferença. “Datas como essa são uma oportunidade para incentivar o interesse pela leitura nas crianças, mostrando que livros também podem ser tão legais como jogos e outros itens materiais”, destaca Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura.

Pensando nisso, confira, abaixo, seis livros infantis para presentear e ajudar a desenvolver o hábito da leitura desde cedo!

1. Como educar seu cãozinho

Capa do livro Como educar seu cãozinho
“Como educar seu cãozinho” traz dicas práticas e divertidas para ensinar os pets com carinho (Imagem: Divulgação | Editora Mauricio de Sousa e Caramelo)

A obra de Alexandre Rossi e Mauricio de Sousa mostra como as crianças podem educar seus animais de estimação com amor e técnicas eficazes. Permeado por ilustrações da Turma da Mônica e com linguagem simples, o livro explica como estabelecer regras claras, ensiná-las com gentileza e recompensar o pet pelos comportamentos corretos.     

2. Crendices e superstições

Capa do livro Crendices e superstições
“Crendices e superstições” celebra as tradições do sertão do Ceará com personagens de massinha (Imagem: Divulgação | Editora Formato)

O terceiro livro da coleção “O folclore do Mestre André”, de Marcelo Xavier, é repleto de episódios vividos por João Boa-Sorte e seus amigos, que vivem no sertão do Ceará. Inteiramente ilustrada com figuras de massinha de modelar, a obra celebra manifestações, crendices e superstições do sertanejo cearense. 

3. O menino que descobriu as palavras

Capa do livro O menino que descobriu as palavras
Em “O menino que descobriu as palavras”, um menino se encanta com as palavras e suas infinitas possibilidades (Imagem: Divulgação | Editora Ática)

Ao explorar livros e histórias, um menino descobre o poder das palavras para expressar emoções, transmitir ideias e criar conexões com os outros. Ele se maravilha com a forma como as palavras podem pintar imagens vívidas na mente das pessoas e despertar uma infinidade de sensações. A obra de Cineas Santos e Archanjo é uma jornada emocionante pelo poder da imaginação e das conexões humanas. 

4. Um mistério para você

Capa do livro Um mistério para você
“Um mistério para você” envolve o leitor em uma aventura de descobertas e desafios literários (Imagem: Divulgação | Editora Leiturinha)

Marcada por momentos de investigação, a obra de Shirley Souza acompanha as personagens Alice, Valentina e Bruno em um trabalho de escola baseado em um desafio literário. A experiência envolve o leitor a ponto de torná-lo parte do grupo, fazendo com que a missão de responder os desafios literários também seja dele! 

5. Leitor desconfiado

Capa do livro Leitor desconfiado
“Leitor desconfiado” reflete sobre a relação entre mãe e filho por meio de histórias noturnas (Imagem: Divulgação | Editora Leiturinha)

A obra de Índigo narra a história de uma mãe que lê histórias todas as noites para o seu filho antes dele dormir, mas na correria do dia a dia, ela acaba trocando algumas palavras e informações durante a leitura. Tudo isso, claro, com a justificativa de que o pequeno deve se tornar um leitor desconfiado. O livro traz uma reflexão sobre a relação entre mãe e filho, mediada pela literatura. 

6. Portas

Capa do livro Leitor desconfiado
“Portas” mostra como as relações familiares podem ser um suporte em tempos difíceis (Imagem: Divulgação | Editora Leiturinha)

O livro de Tino Freitas explora a importância das relações de afeto dentro de casa por meio da história de Hugo, um menino que está aprendendo a lidar com os seus sentimentos. Chateado com acontecimentos na escola, ele decide fechar a porta de seu quarto e se afastar das outras pessoas de casa. Aos poucos, o menino percebe que fechar a porta foi necessário naquele momento, mas que os pais e a irmã estarão sempre abertos para ampará-lo nas situações difíceis.

Por Victória Gorski

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Redação EdiCase
postado em 07/10/2024 18:40
x