Artes cênicas

História do teatro em Brasília é tema de exposição da Espaço Piloto

Exposição na Galeria Espaço Piloto reúne trajetória de 50- grupos de teatro do DF

Nahima Maciel
postado em 04/11/2022 06:00
 (crédito: Emanuel Lavor)
(crédito: Emanuel Lavor)

Para celebrar 10 anos de existência, o Grupo Tripé pensou em fazer uma exposição sobre a própria trajetória da companhia mas, ao começarem a pesquisa, os três integrantes perceberam que havia mais a comemorar. Assim nasceu o projeto Cenas de uma década: teatros de grupo no DF, em cartaz na Galeria Espaço Piloto. Montada com verba do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a mostra reúne exposição e 13 performances com coletivos de teatro da cidade.

A ideia é promover um encontro e um mapeamento da produção local ao longo da última década. "Temos fotografias, figurinos, objetos de cena, uma exposição bem completa. E vai ser bem plural, contemplando mais de 50 grupos que fizeram parte desse processo", avisa João Pedreira, integrante do Tripé e um dos idealizadores do projeto. Além da exposição e das apresentações, telinhas de vídeo foram montadas para exibir pequenos teaser de processos criativos.

A mostra segue até 13 de novembro com uma programação que terá, além das performances em determinados horários, exibição de filmes vinculados aos grupos e lançamento de um livro sobre o Grupo Tripé. O encerramento será uma grande confraternização do teatro de grupo proposta pelo coletivo Liquidificador. "É um encontro de alicerces", avisa João Pedreiras, "Nos agrada muito a ideia de registrar o passo em que a gente caminha, não esperar por tanto tempo para olhar para a história com maior nostalgia e distanciamento. A gente sentiu tesão em olhar para essa década, porque tanta coisa aconteceu em termos de país, de cidade, de processos de sucateamento, de resistência, de espaços sendo fechados, de grupos começando e outros acabando. Nosso processo aconteceu em cima dessa ideia."

Serviço

Cenas de uma década: teatros de grupo no DF

Até 13 de novembro, na Galeria Espaço Piloto (Instituto de Artes, Universidade de Brasília). Visitação de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 20h. Sábado e domingo, das 13h às 20h. Toda programação tem entrada franca e classificação indicativa livre. Confira a programação no site https:// www.grupotripe.com/

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação