Cinema

Filmes de Marcelo Gomes são marcados pela felicidade dos personagens

Prova disso, para além do novo longa Paloma, está em filmes como Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), Joaquim (2017) e Cinema, aspirinas e urubus (2005).

Ricardo Daehn
postado em 11/11/2022 00:01 / atualizado em 18/11/2022 11:02
 (crédito: Pandora Filmes/Divulgação)
(crédito: Pandora Filmes/Divulgação)

Na precariedade, os personagens dos filmes de Marcelo Gomes não deixam de ser felizes. Prova disso, para além do novo longa Paloma, está em filmes como Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), Joaquim (2017) e Cinema, aspirinas e urubus (2005). No meio rude, metida em plantação do sertão, a trans Paloma (Kika Sena, formada pelo UnB), uma vez realizada ao lado de Zé (Ridson Reis) quer ir além, e avançar em padronizados sonhos de casamento, por tradição, ligados à celebração conjunta e à suposta estabilidade. A Igreja católica, instituição escolhida por Paloma, se mostra arredia às vontades dela.

Parceiro, no cinema, de Karim Aînouz, o pernambucano Marcelo Gomes administra em Paloma (com roteiro escrito ainda por Armando Praça e Gustavo Campos — uma trinca masculina de criadores), a trajetória de uma pessoa que não se deixa marginalizar, a exemplo de Madame Satã, e corre atrás da satisfação. Não quero, por exemplo, uma cerimônia de casamento enrustida, longe dos olhos da comunidade.

Arte educadora com projeção no DF, por peças como Transmitologia, e ainda, pesquisadora de linguagens, no Acre, Kika Sena tem uma presença decisiva no filme rodado em parte em Itacaré e, na outra, no Ceará. Premiado por atuação (Kika foi a primeira trans a vencer o troféu Redentor) e destacado melhor filme em alguns festivais, Paloma sabe transmitir, a partir da câmera, a intimidade de um prazer ou sonho desvelado. Tudo é sobre Paloma e seu habitat, por vezes intolerante, por vezes, lírico. Na dissolução de seu sonho, pelo sufocamento coletivo, Paloma teria alguma saída...Por convicção, vítima ela não é.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação