Mescla de performance com teatro e instalação imersiva, o projeto A sombra dos outros — Saiu para comprar um cigarro e nunca mais voltou tem início na Alfinete Galeria hoje e segue até julho com montagens no Jovem de Expressão da Ceilândia Norte, em 27 e 28 junho, e no CREAS da Estrutural, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Nascido em Nova York durante um pós-doutorado no qual o diretor Rodrigo Fischer investigava as relações entre a performance e a cidade, o projeto é uma tentativa de dialogar com o espaço urbano a partir de várias perspectivas artísticas.
Da versão brasiliense, participam o fotógrafo Diego Bresani, o artista plástico Virgílio Neto, o dramaturgo Gil Roberto e o próprio Fischer, que teve como referência o livro Memórias do subsolo (Dostoiévski), do qual sempre gostou muito. "É o ponto de partida, mas a gente nem usa nada do texto, a gente usa isso para olhar para a cidade e subverter a lógica da cidade", avisa o diretor. "A ideia é como olhar a cidade por outras perspectivas que não sejam a lógica com a qual a gente é condicionado a olhar. O material vai sendo recriado a partir da experiência com a cidade."
Das caminhadas por Brasília nasceram as fotos de Diego Bresani sobre as quais Virgílio fez interferências. Durante o processo, Gil Roberto criou uma dramaturgia para as performances. "Apesar de ser um trabalho expositivo, numa galeria, trazemos sempre a provocação de pensar esse lugar de espectador enquanto performance. Existe uma dramaturgia por entre as imagens e a escrita. O visitante vai ter a experiência de olhar para obras, ler obras, escutar obras e construir essa narrativa por meio da fricção entre diferentes suportes", avisa Fischer.
Serviço
A sombra dos outros — Saiu para Comprar um Cigarro e Nunca Mais Voltou
Instalação imersiva . Nesta sexta-feira (23/6) e no sábado (24/6), das 16h às 20h, na Alfinete Galeria (W2 Sul, quadra 509, Bloco A, Entrada 58). *Visita guiada para estudantes da Rede Pública do DF às 15h e com interpretação de Libras às 16h no dia 23/06.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.