Novo programa

"Onde não há hierarquia não há disciplina", diz Marcio Bittar

Após receber sinal verde de Bolsonaro para criação de novo programa social, relator da PEC do pacto federativo e futuro relator geral do Orçamento de 2021 diz que haverá "nova estratégia" dentro do governo

Rosana Hessel
postado em 16/09/2020 17:22 / atualizado em 16/09/2020 18:28
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado - 12/12/19)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado - 12/12/19)

Daqui para frente, qualquer proposta de novo programa no governo vai, primeiro, respeitar a hierarquia. É o que afirma o senador Marcio Bittar (MDB-AC), que recebeu sinal verde do presidente Jair Bolsonaro para elaborar um novo programa social que possa substituir o Renda Brasil. O parlamentar, que esteve reunido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para informar do assunto, informou que pretende preparar uma proposta até a semana que vem. “Onde não há hierarquia não há disciplina”, afirmou a jornalistas, nesta quarta-feira (16/9), na saída do bloco P da Esplanada dos Ministérios.

“Vamos apresentar a proposta de criação de um programa”, disse Bittar. Segundo ele, há clima favorável, tanto no Ministério da Economia quanto no Senado. Contudo, o relator evitou falar de valores. Mais cedo, Bittar teve dois encontros com o presidente da República e avisou que a “nova estratégia” do governo, como acontece na esquerda, é que o assunto seja discutido com o presidente e com os líderes antes de ser tornar público.

O senador disse que pediu autorização de Bolsonaro para criar um novo programa para atender “aos cerca de 10 milhões de brasileiros” que foram identificados pelo Ministério da Economia durante a pandemia e que hoje recebem o auxílio emergencial, que acaba em dezembro. “Eu pedi sinal verde ao presidente e vamos apresentar um programa. O resto é especulação”, afirmou.

Orçamento

Bittar é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo e será o relator geral do Orçamento de 2021, mas não deixou claro em qual projeto incluirá a sugestão. “O sinal verde é para criar o programa que continue abençoando esses brasileiros que eram invisíveis. Vou apresentar uma proposta que seja perene. Vamos criar o programa. Isso é que é fundamental”, adicionou.

Ontem, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou irritação com o vazamento de estudos da proposta para a criação do Renda Brasil, prevendo até congelamento de aposentadorias. A medida impopular fez o chefe do Executivo dar um “cartão vermelho” e desautorizar a equipe econômica, decretando o fim do Renda Brasil antes mesmo de ele nascer.

Ao ser questionado se o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, que vazou a proposta do Renda Brasil para o portal G1, participou da reunião, Bittar desconversou e disse que a reunião foi com o ministro. A expectativa dentro da pasta é que Waldery peça demissão após as críticas de Bolsonaro, na terça. Contudo, ainda não há confirmação oficial.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação