Previdência

Governo restringe acesso de sindicatos às agências do INSS

Portaria exige que visitas sejam marcadas com antecedência e será publicada nesta segunda-feira (20/09), quando médicos peritos prometem vistoriar as agências para tentar viabilizar retorno das perícias

Marina Barbosa
postado em 20/09/2020 21:23 / atualizado em 20/09/2020 21:45
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Em mais um capítulo da queda de braço em torno da reabertura das agências da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu disciplinar a entrada de representantes sindicais e de "pessoas alheias ao corpo funcional do INSS" nas agências. A medida será publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (21/09), quando a Associação Nacional do Peritos Médicos Federais (ANMP) pretende vistoriar as agências para conferir se já há condições adequadas para o retorno das perícias médicas.

A decisão do INSS foi comunicada na noite deste domingo (20/09). E, na prática, vai restringir o acesso de quem não é servidor ou não tem horário marcado de atendimento às agências do INSS. Em nota enviada à imprensa, o INSS explica que "serão permitidas visitas nas agências apenas com hora marcada e fora do horário de expediente, que atualmente é de 7h às 13h"; avisa que "serão permitidos no máximo dois representantes, além de um representante do INSS que acompanhará a visita; e alerta que "os agendamentos de visitas devem ser feitos diretamente com os Superintendentes Regionais, que deverão agendar para no máximo em três dias úteis".

O INSS alegou que essas regras são necessárias "para garantir os protocolos sanitários determinados pelo Ministério da Saúde nesta retomada gradual do atendimento e não colocar em risco a saúde de segurados e servidores". O órgão explicou que "durante a visita, há circulação em ambientes não abertos ao público, tais como estoques e áreas restritas, portanto há a necessidade de uma sanitização minuciosa e completa da agência". E afirmou que, por isso, o agendamento das visitas é recomendado "para que seja possível fazer a correta higienização sem afetar o atendimento dos segurados".

Retorno das perícias

As novas regras de acesso às agências do INSS prometem atrapalhar a vistoria programada pela Associação Nacional do Peritos Médicos Federais (ANMP) para esta segunda-feira. A ideia da Associação Nacional do Peritos Médicos Federais era conferir as condições sanitárias das agências do INSS nesta segunda-feira para que, se estivesse tudo de acordo com os protocolos de combate ao novo coronavírus, as perícias médicas fossem retomadas na terça-feira (22/09). O INSS, contudo, quer que as perícias sejam retomadas já nesta segunda-feira.

Questionado sobre o assunto, o INSS disse que "associações e sindicatos não fazem vistoria, pois não têm competência para tal. Eles visitam a agência. Para isso, precisarão marcar hora após o horário de atendimento diretamente com os Superintendentes Regionais. A medida visa a segurança de segurados é servidores". Na nota enviada à imprensa, o órgão ainda disse que "nomo são apenas visitas, não constituem inspeção ou vistoria técnica, desta forma, não cabe emissão de laudos vinculantes ao INSS" neste caso.

Convocação

Decidido a retomar as perícias médicas nesta segunda-feira, o governo fez uma convocação para os peritos médicos federais e os supervisores médicos-periciais em edição extraordinária do Diário Oficial da União na última sexta-feira (18/09). O INSS também já disse que quem não comparecer ao trabalho pode levar falta e sofrer um processo administrativo.

O discurso foi reiterado pelo presidente do INSS, Leonardo Rolim, neste domingo. Em entrevista à GloboNews, Rolim disse que o governo pode descontar salários e tomar medidas administrativas porque as faltas dos peritos representariam um descumprimento das leis brasileiras. "É uma carreira essencial que não pode fazer greve, dá a entender porque ficar usando de subterfúgios [para não voltar ao trabalho presencial]", alegou.

Na nota enviada à imprensa neste domingo, o INSS reforçou que "os peritos médicos federais que atendem nas agências inspecionadas e liberadas devem comparecer ao trabalho na segunda-feira e avaliar seus respectivos consultórios". O órgão ainda avisou que, "caso queiram visitar as instalações completas da agência, devem fazer de forma que não haja prejuízo no atendimento - antes da abertura da agenda ou após seu encerramento" e disse que os peritos devem informar imediatamente ao Gerente Executivo responsável qualquer dúvida ou falta de equipamento.

Peritos

A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), por sua vez, reforçou que a perícia médica só será retomada "quando nossas inspeções constatarem regularidade, pois nós detemos o conhecimento técnico". E disse que vai tomar as "devidas medidas legais" se o INSS impedir alguma vistoria por parte de qualquer dos Peritos Médicos Federais nesta segunda-feira.

Em nota, a ANMP ainda questionou o motivo de o INSS querer restringir o acesso às agências do INSS. "Não possui convicção plena de que as agências estão 'ótimas'? Não está
tudo regular? Não são um 'exemplo no serviço público'?", provocou.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação