MERCADO

Após duas altas, Ibovespa cai 0,28% nesta quinta (15); dólar sobe

Possível segunda onda de infecções e medidas econômicas, nos Estados Unidos e no Brasil, movimentaram mercado financeiro

Jailson R. Sena*
postado em 15/10/2020 18:20 / atualizado em 15/10/2020 18:24
 (crédito: Romeo Gacad/AFP)
(crédito: Romeo Gacad/AFP)

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (15/10), em meio a uma possível segunda nova onda de infecções pelo novo coronavírus em alguns países. A moeda norte-americana ficou cotada a R$ 5,62 e subiu 0,48%. Já o Ibovespa caiu 0,28%, após duas altas, finalizando o dia aos 99.054 pontos.

No cenário exterior, os investidores monitoram uma possível segunda onda de novos casos da covid-19 na Europa. O Reino Unido e a França aumentaram as medidas de restrição para evitar novas transmissões do vírus, o que preocupa os investidores.

O mercado também repercute a declaração do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, que apontou ser difícil sair um acordo para o pacote de estímulos à economia norte-americana antes das eleições presidenciais de novembro. Além disso, o Departamento de Trabalho informou que o país teve 898 mil novos pedidos por seguro-desemprego na semana passada.

Política nacional

O noticiário político nacional contou com a ação da Polícia Federal que encontrou, na quarta, cerca de R$ 30 mil escondidos na cueca do agora ex-vice-líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Ele resolveu deixar o cargo do governo e foi afastado nesta quinta pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ainda no cenário interno, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta abaixo da expectativa de 1,60%, crescendo apenas 1,60%. Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender, nessa quarta, um imposto sobre transações financeiras.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação