INFRAESTRUTURA

Vivo coloca em operação sua primeira usina solar no Distrito Federal

Projeto de geração distribuída de energia da operadora prevê mais de 70 usinas em todo o país a partir de fontes solar, hídrica e biogás. No Centro-Oeste, já são quatro unidades

Simone Kafruni
postado em 17/11/2020 17:45 / atualizado em 17/11/2020 17:53
 (crédito: Divulgação Vivo)
(crédito: Divulgação Vivo)

A Vivo inaugura sua primeira usina solar no Distrito Federal no modelo de geração distribuída. Construída e operada pela Athon Energia, está instalada na região do Café Sem Troco, núcleo rural do Paranoá, em uma área que equivale a 15 mil m² e tem capacidade instalada de 4,824 MWp dedicados à operação da Vivo.

A produção irá atender as mais de 530 unidades consumidoras da empresa, como sites, equipamentos de transmissão e prédios administrativos, localizadas na área de concessão da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Atualmente, a empresa tem 15 usinas em operação das mais de 70 que pretende implementar no país para garantir consumo de energia 100% renovável. No Centro-Oeste, já são quatro usinas em operação pela Vivo, incluindo Aripuanã (MT) e Rio Verde (GO), de fontes hídricas, e Bela Vista de Goiás (GO), solar, além da localizada no núcleo rural do Paranoá.

No primeiro semestre de 2021, uma nova usina de fonte solar deve entrar em operação no Distrito Federal. A região terá, ainda, mais um empreendimento no Mato Grosso do Sul.

“A meta global da companhia até 2030 é todas as unidades terem 100% de energia renovável. No Brasil, atingimos este objetivo no fim de 2018. É a primeira telecom com 100% de renovável, neutra em emissão de carbono”, explicou o diretor de Patrimônio da Vivo, Caio Guimarães. “Os benefícios são econômicos, sociais e ambientais”, disse.

No período de construção, a usina Athon 100 Brasília gerou aproximadamente 110 empregos diretos e 60 indiretos e, na fase de operação, irá gerar 20 empregos, entre diretos e indiretos.

Expansão

O modelo de sustentabilidade da empresa prevê a expansão de energia de fontes renováveis com origem solar (61%), hídrica (30%) e de biogás (9%) para todo o Brasil. A iniciativa prevê a instalação de mais de 70 usinas em em 23 estados, além do DF. Do total, 15 já estão em funcionamento e o restante deve estar operacional até meados de 2021.

Segundo Guimarães, a empresa não faz o investimento, que é realizado pelas empresas contratadas. No caso da usina do DF, a parceira é a Athon, que estará junto com a Vivo em 12 empreendimentos. “Como contrapartida, fazemos contratos de longo prazo, de até 20 anos”, ressaltou. 

A primeira usina de fonte solar foi inaugurada em junho deste ano, em Campinas, instalada em uma área de 80 mil m². Construída em parceria com a TMW Energy, a usina tem capacidade de 4,77 MW e está instalada na área de concessão da CPFL Paulista. “Mesmo neste ano atípico, o projeto continuou posto em prática”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação