TECNOLOGIA

Huawei inicia testes do 5G no campo, no interior de Goiás

As ações serão desenvolvidas no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), no Parque Tecnológico do IF Goiano

Sarah Teófilo
postado em 03/12/2020 06:00 / atualizado em 03/12/2020 07:59
 (crédito:  AFP / Lionel BONAVENTURE)
(crédito: AFP / Lionel BONAVENTURE)

Será lançada, hoje, numa área rural do município de Rio Verde (GO), em caráter experimental, a rede de internet móvel de quinta geração (5G) da empresa chinesa Huawei. Será a primeira vez que a tecnologia será usada no agronegócio, no país. A ativação do sinal pela operadora Claro, que obteve licença de uso por um ano, promete viabilizar coleta acelerada de dados de áreas de plantio, assim como o uso de inteligência artificial na gestão da atividade. A rede será testada por pesquisadores das instituições de ensino IF Goiano e Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

5G
5G (foto: Editoria de ilustração)

As ações serão desenvolvidas no Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre), no Parque Tecnológico do IF Goiano. Elas serão aplicadas em parte de uma propriedade rural, que será a “fazenda modelo”. Integrante do Ceia, o professor Anderson Soares explicou que a tecnologia passará por “prova de conceito”, que é que a aplicação prática de um conceito teórico.

Soares ressaltou que a rede 5G, por si só, não faz nada. É aí que entram as tecnologias estudadas no Ceagre, com a atuação do Ceia. “Com o 5G, vamos demonstrar algumas soluções passíveis de implementação no campo, e continuar desenvolvendo soluções a partir da possibilidade de se ter esse tipo de tecnologia no agronegócio”, explicou. Equipamentos como o drone e o smart rover (veja no quadro) serão usados para mostrar a viabilidade tecnológica do 5G, tendo como cenário uma plantação de soja na fazenda modelo.

O professor ressalta que, sem o 5G, não seria possível desenvolver o que será feito no município. Com a rede, é possível acompanhar tudo em tempo real, sem latência, ou seja, sem atrasos no recebimento da informação, para dar o comando do que deve ser feito. “Sem o 5G, é como se você estivesse dirigindo um carro, visse um semáforo, mas não recebesse a informação do que tem que fazer — se é para pisar no freio ou acelerar”, comparou.

Pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa afirmou que a ideia do centro é levar tecnologias digitais ao agronegócio. Ele ressalta que, com as tecnologias das duas instituições de ensino e o 5G, será possível obter imagens e processá-las, tendo a avaliação pontual das plantas e a resposta que precisa ser dada (como aplicação de agrotóxico, por exemplo). “O 5G vai possibilitar informação em tempo real, facilitando o diagnóstico de problemas e a tomada de ação necessária”, disse.

Diretor de marketing da Huawei, Tiago Fontes ressalta que além de permitir a agricultura de precisão, as aplicações do 5G favorecem a automação do campo. “Você tem vários tratores com tecnologia mais avançada do que carros. O que eles precisam é de conectividade”, ressaltou. De acordo com ele, a empresa tem algumas experiências do 5G em área rural na China e na Suíça. “A gente traz nossa experiência ao Brasil para ajudar na agricultura do país”, pontuou.

O secretário-geral da Governadoria (SGG) de Goiás, Adriano Lima, frisa a importância das tecnologias desenvolvidas pelos institutos de ensino no estado. “O 5G sozinho é uma tecnologia de conexão. O que faz a diferença é o conjunto, o processamento da informação”, explicou. Ele estima que as tecnologias, como inteligência artificial para aplicação de pesticidas, possibilitarão uma redução de 90% a 95% no gasto no controle de praga por hectare.

Segurança

No quesito segurança dos dados, o desenvolvimento da tecnologia 5G no país tem diversas críticas. Recentemente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente de Jair Bolsonaro, acusou a China de espionagem por meio do 5G. Nesta semana, o Reino Unido baniu a instalação de novos equipamentos da Huawei na rede 5G.

Sobre isso, Tiago Fontes garante que a rede móvel é segura. “Sempre que há o desenvolvimento de uma tecnologia disruptiva, gera o debate. E a tecnologia vem justamente para ajudar. Acreditamos que o 5G aqui só tem a acrescentar para ajudar ainda mais a indústria agrícola”, pontua.

Já o secretário de Goiás Adriano Lima, sobre a segurança da rede da Huawei, amplamente debatida no mundo, afirmou não ter preocupação com quem será o fornecedor do 5G, ressaltando que a tendência é que as operadoras continuem atuando com as mesmas três empresas que podem fornecer a rede 5G no Brasil. "Um fornecedor do 5G tem uma tendência forte de ter um mesmo fornecedor do 3G e 4G", disse, pontuando que basta fazer uma adaptação do equipamento e que banir uma empresa ou outra gerará um custo muito maior no país.

"Quem vai bancar esse investimento adicional por a política de proibir o fornecedor A ou B?", questionou. Uma instrução normativa de março deste ano, no entanto, que definiu requisitos mínimos de segurança cibernética que devem ser adotados no estabelecimento das redes 5G, prevê que “as prestadoras de serviço deverão subcontratar fornecedores distintos, de forma que uma mesma área geográfica possua, pelo menos, duas prestadoras utilizando equipamentos de fornecedores distintos”.

O documento foi assinado pelo general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e há um projeto na Câmara dos Deputados, do parlamentar André Figueiredo (PDT-CE), que busca anular a normativa.

Sobre a possibilidade de a iniciativa no estado abalar as relações entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente Jair Bolsonaro, visto que são aliados, garante que o gestor estadual tem independência em suas ações. "Isso não significa que os dois não possam concordar ou discordar em alguns pontos", disse.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação